5 Dicas sobre Instalação de Split para Arquitetos, Engenheiros e Empreiteiros

Conheça dicas valiosas sobre Instalação de Split para Arquitetos, Engenheiros e Empreiteiros

Olá pessoal! Conversamos com a Izabela Pereira, diretora da Clima Top – empresa que faz a instalação e manutenção de aparelhos de ar condicionado – para passar a arquitetos, engenheiros e empreiteiros dicas importantes e significativas a respeito de instalação de ar condicionado Split. Veja o que ela disse:

Hoje em dia é praticamente impensável realizar uma obra, executar um projeto ignorando a parte da climatização. A climatização é superimportante, porque é ela que vai garantir o conforto térmico dos ocupantes. E principalmente em lugares como o Brasil, que é superquente e úmido. Então assim, com relação às obras, a gente sabe que os arquitetos, os engenheiros, os empreiteiros têm sempre que se atentar a diversos detalhes. E é por isso que é importante você poder contar com empresas especializadas, principalmente nessa questão do ar condicionado.

Então a ideia aqui é que a gente passe essas dicas para vocês, mas antes da gente passar as dicas, eu vou falar um pouco de como esses equipamentos funcionam para que vocês tenham um entendimento básico do que são esses equipamentos.

Nós vamos abordar os ar condicionados tipo split. O que significa ar condicionado split? É um ar condicionado que tem uma unidade interna (a evaporadora) e uma unidade externa (a condensadora). Essas duas unidades vão se conectar através de uma tubulação e de cabos. Esses cabos e essa tubulação vão fazer com que as unidades interna e externa se conectem e se comuniquem para que elas possam funcionar. E dentro dessa tubulação vai circular o fluído refrigerante, que é muito importante para que o aparelho funcione. Então vamos às dicas:

 Dica número #1: Seleção do aparelho.

Quando você vai iniciar uma execução de instalação de equipamentos de ar condicionado, é muito importante você ter um projeto de climatização. Esse projeto vai garantir que você vai selecionar os equipamentos adequados para determinados ambientes.

Porém se você está fazendo um trabalho residencial, um trabalho de pequeno porte e vai fazer essa execução sem projeto é muito importante que você selecione os aparelhos adequados para os ambientes. Essa seleção vai variar de acordo com capacidade do equipamento. Você vai escolher qualquer ambiente que vai ser climatizado e aí, você vai selecionar qual que é a capacidade do equipamento para aquele ambiente. Alguns fornecedores, alguns fabricantes apresentam nos sites deles calculadoras que podem te ajudar, que podem te assessorar nessa questão da seleção da capacidade. Mas lembre-se que o mais confiável é sempre o projeto.

Dica número #2: Definir exatamente os pontos de instalação.

Quando você for fazer a instalação é muito importante antes de comprar os equipamentos, garantir quais vão ser os pontos da sua instalação. Isso porque os equipamentos de diferentes fabricantes, de diferentes capacidades possuem dimensões diferentes e é muito importante você se certificar antes de comprar o aparelho, que o equipamento que você vai comprar cabe no local onde você deseja instalar. Além disso, existem outros quatro pontos relevantes aí que você deve considerar. O primeiro deles é a questão do tipo da condensadora.ar-split-1A condensadora é a unidade externa, que pode tipo barril ou do tipo retangular. Uma condensadora barril troca calor por cima dela, ou seja, troca o calor na vertical. Uma condensadora retangular troca o calor pela frente dela, ou seja, troca o calor no sentido horizontal. E o que isso significa? Significa que você não pode colocar a sua condensadora num local onde vai atrapalhar essa troca de calor. Por exemplo, uma condensadora barril não pode ser instalada próximo a um teto, a um anteparo… Por quê? Porque isso vai atrapalhar a troca de calor. Assim como uma condensadora retangular não pode ser instalada virada de frente para um muro por exemplo. Porque senão ela não vai trocar o calor direito e seu equipamento vai perder eficiênciareduzir a vida útil e pode inclusive nem funcionar direito, nem dar ao rendimento dele, ok? Então esse é um ponto importante.

O outro ponto importante a se atentar ainda dentro dessa questão da definição do ponto de instalação é a questão da evaporadora e o sentido que ela está insuflando o vento dela. Isso quer dizer o que? Quando você for colocar a sua evaporadora num ambiente, você precisa estar atento que aquele vento não pode vir diretamente nas pessoas, porque isso pode gerar um desconforto. Por exemplo, você colocar uma evaporadora de frente pra um sofá e quando os ocupantes sentarem ali naquele sofá, se elas ficarem recebendo aquele vento de frente pra elas, elas podem se sentir desconfortáveis. A mesma coisa em relação à cama; nem todo mundo que gosta de dormir com o vento do ar condicionado vindo em cima da cama. Então esses detalhes, são bem importantes e sobretudo é importante nesse ponto envolver o seu cliente e ouvir o seu cliente, levar as opiniões do seu cliente em conta na hora dessas decisões.

Dica número #3: Definir a passagem da infraestrutura – Tubulação e cabos.

Bem, como disse no início, existe uma infraestrutura, uma tubulação e cabos que vão conectar a unidade interna com a unidade externa para que o equipamento funcione. Essa tubulação você precisa definir durante a obra por onde que ela vai passar. Você pode deixá-la aparente ou realizar o embutimento dela. Se ela ficar aparente, é bem importante orientar o profissional que vai fazer a passagem dessa infraestrutura, pra que ela fique bem retinha, pois existem acabamentos que podem ser utilizados como canaletas. Agora, se você for realizar o embutimento dessa tubulação, é muito importante que você siga algumas orientações: Você vai abrir rasgos para passagem dessa tubulação entre 7 e 10 cm e precisa ter aproximadamente 6 cm de profundidade, para você ter como fazer esse embutimento. Uma outra recomendação importante é que preferencialmente essa tubulação precisa entrar na evaporadora pela esquerda – isso você se colocando de frente para a evaporadora, você olhando a evaporadora. É muito importante que a tubulação entre pela esquerda. Por quê? Porque dentro do equipamento as conexões, elas vêm pela direita. Então se as conexões já vêm pela direita e a sua vem pela esquerda, ela encontra direitinho pra você poder fazer a conexão. Outra dica importante é que quando você vai realizar um embutimento (na verdade não é nem uma dica, isso é uma recomendação muito séria), você não deve realizar embutimento em vigas, em colunas, pilares, paredes estruturais…, por que você pode comprometer a estrutura da edificação. Então, por favor, não façam isso e caso seja necessário, procurem antes um profissional especializado para ele fazer uma avaliação do risco disso.

Vou falar um pouco sobre esse material, essa infraestrutura que são os cabos e a tubulação, nós recomendamos que a tubulação seja de cobre. No mercado existe também o alumínio, nós não recomendamos porque ele pode vir a dar vazamento. E os cabos nós recomendamos que sejam cabos tipo PP, que é um cabo mais grosso e que vem envelopando os demais cabos. Isso traz mais qualidade para a sua obra, porque evita rompimento de cabos e tudo mais.

Com relação a isso, uma outra informação muito importante é que cada capacidade de equipamento e cada fabricante vai trazer lá no manual do aparelho qual é a tubulação certinha para o seu aparelho e quantas vias de cabo são necessárias para essa instalação. Então assim, acho que se você contratar um bom profissional, ele vai seguir as recomendações do manual do fabricante e aí você não precisa se preocupar com isso. A minha recomendação é que você deixe essa parte para os profissionais realmente que são especializados na área.

Mas só um detalhe que é bem importante, caso você não vá recorrer a um profissional específico, é muito importante você saiba que existe essa diferenciação para cada equipamento e para cada fabricante, vai ter lá as bitolas lá certinhas do cobre e vai ter quantidade de cabos necessários.

Dica número #4: Ponto de dreno.

Bem, os equipamentos de ar condicionado funcionando no modo climatização sempre vão retirar umidade do ambiente. Quanto maior a capacidade e quanto mais úmido for o ambiente que você estiver com o aparelho inserido, mais água esse equipamento vai retirar. Isso significa que todos os splits vão precisar de uma tubulação para recolher essa água e escoá-la. O split hi wall que é o split que mais se utiliza em residência não vem com bomba de dreno. Isso significa que o dreno desse tipo de equipamento funciona por caimento, e aí você precisa garantir que a tubulação que você vai fornecer para recolher essa água precisa ter um caimento adequado para garantir seu escoamento. Uma outra observação importante é com relação ao material utilizado para fazer esse dreno. Os fabricantes geralmente recomendam que seja feito em PVC, de pelo menos 25mm e não recomendam a utilização de mangueira de cristal. A mangueira de cristal se estiver embutida pode ressecar com o tempo e isso pode dar vazamento. Além disso, nas curvas a mangueira de cristal pode gerar estrangulamentos e esses estrangulamentos com o tempo vão gerar a formação de limo, acumulando sujeira e isso pode causar um entupimento. Então quando for fazer a sua instalação de ar condicionado lembre-se do ponto de dreno, fique atento pra questão do caimento desse dreno e também evite colocar muito joelhos, muito interferências que possam acumular sujeira e limo ocasionando o entupimento.

 Dica número #5: Ponto de elétrica

Com elétrica não se brinca, elétrica é coisa séria, envolve segurança. Então é muito importante ter bastante atenção nesse ponto. Para realizar a instalação do aparelho é necessário que você forneça para o seu instalador um ponto de elétrica que pode ser na unidade externa ou na unidade interna. Isso depende do equipamento e aí você pode conversar com o seu instalador para vocês verificarem juntos onde é melhor realizar esse fornecimento, mas os pontos principais que você precisa ficar atento são:

Primeiro, os equipamentos de ar condicionado split geralmente são 220V, mas se eles forem de maior capacidade como um split cassete, um split piso teto, por exemplo, aí eles podem ser até 380V. Então é bem importante você ficar atento para poder entregar para o aparelho o fornecimento de elétrica/alimentação que ele precisa.ar-split-3

Existem aparelhos 110V/1F; 220V/1F; 220V/3F; 380V/3F. Os trifásicos são geralmente aparelhos Cassete e Piso Teto acima de 48.000 BTU/H

O segundo ponto que você precisa é consultar o seu eletricista para ele fazer boa instalação elétrica lá no quadro. Ele precisa selecionar o disjuntor adequado e passar os cabos na bitola adequada pra que você possa garantir uma instalação realmente segura. E o último ponto importante, é você verificar se a carga térmica que tá disponível no seu quadro é capaz de atender a quantidade de splits que você está instalando. Se você estiver instalando só um ou dois ou enfim…, três splits, isso pode não ser tão relevante, mas se você vai fazer uma instalação com uma grande quantidade de equipamentos, é bem importante você verificar antes se a carga disponível está adequada. Porque se não estiver, você ligará todos os seus splits ao mesmo tempo e eles podem desarmar.

O instalador geralmente é responsável mais pela parte de conexão dos cabos entre a unidade interna e externa. E também é responsável por ligar a alimentação no equipamento, mas geralmente fica como responsabilidade do eletricista da obra fazer a parte do quadro elétrico, escolha dos disjuntores, passagem dos cabos até o equipamento… Então isso acaba ficando geralmente como responsabilidade do eletricista da obra e não do instalador.

Bem gente, espero que vocês tenham gostado das dicas que nós passamos até aqui e que você consiga se sentir um pouco mais seguro para poder trabalhar com relação às instalações de aparelhos de ar condicionado, principalmente splits que foi o nós abordamos. São muito detalhes como vocês podem ver e daí vem a importância em contratar uma pessoa especializada, que entenda desses detalhes e que esteja atento a eles, e isso vai evitar que você tenha prejuízos, retrabalhos e insatisfação do cliente.

Conteúdo cortesia: Clima Top Brasil

Por |2020-06-10T00:05:19-03:0009/06/2020|Uncategorized|
Ir ao Topo