O Museu de Arte de Binhai e sua grande onda
Em uma nova área de Binhai, localizada na costa leste de Tianjin, na China, a Lacime Arquitetos completou uma grande área de exposição multiuso chamada ‘Shimao · The Wave’ combinando um programa de entretenimento e cultura. O projeto gira em torno de um museu de arte inspirado nas ondas, que foi alcançado usando design paramétrico e a mais recente tecnologia BIM.
Localizado no coração da orla econômica de Bohai e perto do parque temático de porta-aviões Tianjin Binhai e do parque cultural Binhai Matsu, a Lacime Arquitetos aproveitou ao máximo este amplo local. Todo o planejamento da área da baía segue o conceito de “ponto, linha e plano para criar uma sequência espacial urbana contemporânea de homem, mar e céu“. O museu de arte tem a água como foco e sua forma lembra uma onda, criando um diálogo entre o edifício e a natureza.
Toda a área de exposição é projetada com três grandes áreas funcionais: A onda (museu de arte), um teatro ao ar livre e o espaço público. Cada área está conectada com a praia circundante. O museu de arte ergue-se acima do solo, como uma estrutura flutuando acima do mar. A junção do edifício conta ainda com três terraços exteriores com vista para o mar. Este espaço permite que os visitantes se sintam completamente relaxados enquanto apreciam as vistas e sons da natureza.
O design paramétrico foi usado para criar a pele do edifício. O arranjo sutil das placas de alumínio em forma de escama permite que a fachada reflita a luz do sol de diferentes ângulos ao longo do dia, enquanto a piscina ao redor do edifício projeta luz difusa sobre a fachada metálica. No interior, o espaço livre de colunas do edifício de mais de 30 metros de altura é alcançado por uma estrutura de concha fina que equilibra a carga da estrutura em três direções diferentes.
A tecnologia BIM também foi utilizada para permitir que mais de 13 mil escamas caibam na fachada, proporcionando uma textura rítmica em espiral. A fachada também foi projetada para atingir um equilíbrio perfeito entre isolamento térmico eficiente e iluminação natural adequada. Todos os dispositivos eletromecânicos estão escondidos no subsolo, e o telhado e a pele do edifício formam um projeto integrado. Com a ajuda da tecnologia, essa forma pura foi realizada.
Do tecido do teto, passando pela tela de vidro estampada, até às janelas transparentes do chão ao teto, o interior também é criado para representar o elemento água. O corredor do primeiro andar é um espaço redondo, e feixes de luz começam a fluir do espaço escuro. O lobby foi projetado com uma mistura de cortina de “água” e aço inoxidável, o que oferece uma experiência visual-tátil tranquila. O segundo andar é instalado com uma enorme cortina de vidro, com 8 metros de altura, o que ajuda a trazer luz natural e vista para o mar ao quebrar a fronteira entre espaços internos e externos.
Informações do projeto:
Nome do projeto: Shimao · A Onda
Local: Tianjin Binhai, nova zona econômica do Porto de Pesca Central, China
Tipo: Exposição
Dono: Shimao
Projeto arquitetônico: Lacime Arquitetos , Pequim
Arquitetos principais: Song Zhaofang
Equipe de Design:
Lacime Arquitetos (Xangai): Pan Xiaobo, Wu Shuguang, Ren Yue, Luo Jia, Liu Wenfeng, Feng Bo, Zhu Tianpeng, Wei Mengrou, Yang Dehe, Shen Chenyun
Projeto da Galeria: Wu Shuguang, Pan Peicheng, Xu Tao, Zhang Chende, Dong Liangchen, Tu Yuxuan
Projeto de Construção: Tianjin Tianyou Projeto Arquitetônico CO. LTD.
Projeto da Estrutura: Escritório de Engenharia Xin Yuan (Xangai)
Projeto Paisagístico: Tianjin Donglin Zhujing Planejamento Paisagístico e CO Design LTD.
Design de interiores: escritório de design de arte ambiental de Xangai Biyu
Projeto da parede de cortina: Xangai Hengli Construção Engenharia CO. LTD.
Projeto BIM: Interconexão Pequim Cube Technology Service CO. LTD.
Construção da estrutura: Tianyuan Construction Group CO. LTD
Construção da parede cortina: Pequim Tiancheng Yingliang Stone CO. LTD.
Área bruta construída: 38.352 pés2 (3563 m2)
Área do local: 338.751 ft2 (31.471 m2)
Fotografia: CAAI
Fonte de matéria: Design Boom
Adaptação do texto: Instituto Bramante