A Apple não para: enquanto o famoso Apple Campus 2 ainda está em construção, a Apple divulga imagens do novo campus em Sunnyvale.
Ao que tudo indica, a empresa de tecnologia já assinou contrato para esse segundo campus no Vale do Silício. Com uma arquitetura tão extravagante, futurística e gigante quanto o Campus 2, o Campus Central & Wolfe de Sunnyvale também trará na sua arquitetura o formato de espaçonave. Serão 18 acres, sendo mais de 71 mil metros quadrados com potencial para abrigar os escritórios. Embora esse novo campus não possa se comparar em tamanho com a dimensão do Campus 2 de Cupertino, o campus Central & Wolfe, distante apenas seis quilômetros do primeiro, certamente terá também uma presença forte na região.
Um volume branco curvilíneo revestido com vidro é a marca do projeto arquitetônico do novo campus de Sunnyvale – serão três asas com seis andares cada, centralizadas no interior de um grande pátio. No novo campus haverá espaço para quatro mil empregados. O projeto arquitetônico substituirá um parque empresarial de nove prédios construídos entre as décadas de 60 e 70.
Imagens do Sunnyvale hoje, à esquerda, e da proposta para o campus da Apple, à direita.
O projeto arquitetônico do Campus Central & Wolfe ganhou um hotsite: notanotherbox.com. Nele, a arquitetura do projeto é descrita como uma “mistura de arte, ciência e natureza”. De fato, o novo campus será um oásis de área verde. Uma cobertura verde cobre todo o prédio, proporcionando mais de oito mil metros quadrados de espaço verde acessível, irrigado por água de reuso. Além do grande pátio central, outras três áreas verdes fazem parte da estrutura interna do campus, dando aos colaboradores mais natureza e luz natural. Ainda, o projeto arquitetônico propõe que todos os empregados estejam a menos de 14 metros de uma janela.
No telhado, painéis solares servirão como fonte alternativa de energia. A maior parte do estacionamento será subterrânea, enquanto pistas para ciclistas e pedestres terão prioridade. Como se vê, a arquitetura será toda feita para ir de acordo com os padrões de sustentabilidade do LEED.
O hotsite “not another box” ainda descreve o projeto arquitetônico do Campus Central & Wolfe como “um local de trabalho para encorajar a capacidade de invenção (…). Onde criatividade, grandes ideias e importantes descobertas possam florescer”.
Apesar do acordo não ter sido confirmado, o Silicon Valley Business Journal divulgou que a transação já está concluída. É provável que a Apple tenha arrendado, não comprado, a propriedade, e ainda não se sabe quando a construção começará. O projeto arquitetônico é assinado pela HOK Architects.
Imagens: notanotherbox.com