Arata Isozaki vence Prêmio Pritzker 2019
Ele supera a estrutura da arquitetura para levantar questões que transcendem eras e fronteiras.
Arata Isozaki, ilustre arquiteto japonês, planejador de cidade e teórico, foi eleito na última terça-feira, 05/03/19, vencedor do Prêmio Pritzker 2019 de Arquitetura, conhecido como a maior honra da arquitetura mundial.
Louvado como um visionário entre seus contemporâneos internacionais, a abordagem inovadora de Isozaki, seu comprometimento profundo com a “arte do espaço” e a metodologia transnacional têm sido evidenciadas desde os anos 1960. Acredita-se que o arquiteto facilitou o diálogo entre o Oriente e o Ocidente, reinterpretando influências globais dentro da arquitetura e apoiando o desenvolvimento de gerações no campo. Sua precisão e destreza são demonstradas através do domínio de uma intercontinental gama de técnicas de construção, interpretação de sítios e contextos, e intencionalidade, de detalhes.
Foto do Arquiteto Arata Isozaki e seu projeto Art Tower Mito.
A citação do Júri afirma, em parte, que Arata Isozaki “possui um profundo conhecimento da história da arquitetura e teoria, e abraçando a vanguarda, ele nunca meramente reproduziu o status quo, mas sua busca por uma arquitetura significativa foi refletida em seus edifícios que até hoje, desafiam categorizações estilísticas, estão constantemente evoluindo e sempre atualizados em sua abordagem.”
Projeto: Lucerno Festival Ark. Foto/cortesia: Iwan Baan
Os primeiros passos de sucesso de Isozaki na arquitetura ocorreram durante a era após a ocupação aliada do Japão, quando o país procurou se reconstruir após as ruínas da Segunda Guerra Mundial. “Eu queria ver o mundo através dos meus próprios olhos, então eu viajei ao redor do globo pelo menos dez vezes antes dos meus 30 anos. Eu queria sentir a vida das pessoas em lugares diferentes e visitá-las extensivamente não só no Japão, mas também no mundo islâmico, nas aldeias das montanhas profundas da China, no Sudeste Asiático, e nas cidades metropolitanas dos EUA. Eu estava tentando encontrar alguma oportunidade para fazê-lo, e com isso, eu me mantive questionando, “o que é arquitetura?”, recorda o laureado.
Projeto: Shanghai Symphony Hall. Foto/cortesia: Chen Hao
“Isozaki foi um dos primeiros arquitetos japoneses a construir fora do Japão durante um tempo em que civilizações ocidentais tradicionalmente influenciaram o Oriente, fazendo sua arquitetura – que era distintamente influenciado por sua cidadania global – verdadeiramente internacional ”, comenta Tom Pritzker, Presidente da Fundação Hyatt – “Em um mundo global, a arquitetura precisa dessa comunicação.”
Projeto: Nara Centennial Hall. Foto/cortesia: Hisao Suzuki
Veja outras obras do arquiteto clicando aqui
Veja informações completas sobre o prêmio e o arquiteto clicando aqui