“Eu não acho que a arquitetura seja apenas sobre abrigo, apenas sobre um recinto muito simples. Ela deveria ser capaz de te excitar, de te acalmar, de fazê-lo pensar.” Zaha Hadid

A renomada arquiteta britânica nascida no Iraque, que deixou obras memoráveis pelo mundo e marcou a arquitetura moderna, morreu nesse último dia de março, em consequência de um ataque cardíaco, em um hospital de Miami, onde estava tratando uma bronquite. Zaha Hadid, primeira mulher a ganhar o prêmio Pritzker, morreu aos 65 anos.

Arquiteta Zaha Hadid morre aos 65 anosFonte: Zaha Hadid Architects.

Além do Prêmio Pritzker de Arquitetura recebido em 2004, Zaha Hadid se tornou a primeira mulher a ganhar também a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects (RIBA), neste ano de 2016, o mais alto prêmio da arquitetura britânica. Por duas vezes ela ganhou também o RIBA Stirling Prize. Além de muitas outras premiações conquistadas de outros países, como Japão (Praemium Imperiale) e França (Republic of France’s Commandeur de l’Ordre des Arts et des Lettres). Em 2012 foi feita Dame Commander of the Order of the British Empire.

Sobre a morte da arquiteta, Jane Duncan, presidente do RIBA, disse: “Dame Zaha Hadid foi uma mulher inspiradora, e o tipo de arquiteta que todos sonham em ser. Visionária e altamente experimental, seu legado, apesar da jovem idade, é formidável. Ela deixa para trás um corpo de trabalho de prédios à móveis, calçados e carros, que deliciaram e surpreenderam pessoas por todo o mundo. O mundo da arquitetura perdeu uma estrela hoje”.

Além de lutar para quebrar a hegemonia masculina na arquitetura, Zaha Hadid deu uma nova identidade à arquitetura geométrica. Em suas mãos, a geometria se tornou um veículo para projetos arquitetônicos impressionantes e sem precedentes, sempre causando uma ambiguidade emocional, e fazendo as pessoas se perguntarem como aquelas construções eram sustentadas.

Zaha Hadid estudou matemática na Universidade Americana de Beirute antes de lançar sua carreira na arquitetura na Architectural Association, em Londres. Em 1979, a arquiteta abriu seu próprio escritório de arquitetura na capital inglesa, o Zaha Hadid Architects.

O primeiro grande projeto arquitetônico que a destacou internacionalmente foi o Vitra Fire Station na cidade de Weil Am Rhein, na Alemanha (1993):

Primeiro grande projeto arquitetônico de Zaha Hadid

O Riverside Museum of Transport (2011) em Glasgow foi outra grande obra da arquiteta com reconhecimento internacional:

Obra de Zaha Hadid com reconhecimento internacional

Outros projetos arquitetônicos marcantes de sua carreira incluem:

Maxxi – Museu de Artes do Século 21 (2009), em Roma, Itália.

Maxxi

Centro Aquático de Londres (2011), feito para as Olimpíadas 2012.

Centro aquático projetado para as Olimpíadas de Londres em 2012

Heydar Aliyev Centre (2013), em Baku.

Projeto de Zaha Hadid em Baku

Al Wakrah Stadium, um estádio para a Copa do Mundo de 2022 do Qatar.

Estádio para a Copa do Mundo de 2022 do Qatar

Uma nota divulgada no site oficial do seu escritório de arquitetura diz:

“É com grande tristeza que o Zaha Hadid Architects confirma que Dame Zaha Hadid, DBE morreu repentinamente em Miami, nas primeiras horas dessa manhã. Ela estava com bronquite desde o começo da semana e sofreu um inesperado ataque cardíaco enquanto estava em tratamento no hospital.

Zaha Hadid foi reconhecida amplamente como a maior arquiteta do sexo feminino no mundo atual.”

Para ver a nota completa, clique aqui.

Para ver os projetos arquitetônicos de Zaha Hadid que já destacamos, clique aqui.