Uma coisa é ter medo de altura morando no 15º andar de um prédio no meio da cidade. Ou andar de roda-gigante. Outra coisa bem diferente é morar em uma casa que fica literalmente suspensa em um penhasco! Se você tem fobia de altura, essa casa não é para você. Mas se gosta de viver no limite, esse novo projeto arquitetônico pode ser a casa dos seus sonhos: arquitetos australianos projetam casa em precipício. Você encararia?
Esse conceito inovador de casa foi criado pelo escritório de design Modscape, especialista em casas modulares, e vai levar seu medo de altura para outros níveis. Chamada de Cliff House (na tradução livre, “Casa no Penhasco”), o projeto de arquitetura implica em uma casa de cinco andares ancorada em um penhasco, e foi inspirado pela maneira como os percevejos se agarram aos cascos de navios, e foi imaginada para se encaixar na paisagem diversa da Austrália. A Cliff House é uma casa de veraneio feita para um casal, para ficar na costa – ou melhor, adjacente à costa – da província australiana de Victoria.
A Cliff House ainda é um projeto arquitetônico no papel. Seu design foi criado pelos arquitetos como uma resposta teórica ao pedido de clientes que queriam explorar as possibilidades de design em áreas extremas da costa australiana. As casas modulares feitas pela empresa são desenvolvidas primeiramente na fábrica da Modscape antes de serem montadas no local da construção.
São utilizados módulos feitos de aço e painéis estruturalmente isolados, que possuem uma grande variedade de configurações para serem adaptados a qualquer espaço.Todo o projeto arquitetônico foi pensado para privilegiar a vista exuberante. Como qualquer arquitetura que prioriza o meio ambiente, a Cliff House foi imaginada para se tornar parte do penhasco, e não um objeto desconexo pendurado no topo do precipício.
Uma fachada angular composta de vidro do chão ao teto, inclinada para baixo e para dentro, culmina em uma área totalmente exposta no andar mais baixo e estreito.E se você se perguntar por onde entra, não se preocupe com grandes peripécias para isso: a entrada é pela garagem localizada no andar mais alto da casa. De lá, é possível se mover pelos demais andares (que abrigam sala de estar, sala de jantar, cozinha, três quartos e dois banheiros) com o uso de um elevador ou pela escada central.
Estruturalmente, a casa está ancorada no penhasco com suportes horizontais. Contudo, psicologicamente, os moradores terão que mentalizar o que os mantêm seguros dos quase 18.300 metros abaixo deles. Realmente, a imaginação não tem limites, e por isso nunca iremos parar de ver projetos de arquitetura inspiradores e inovadores. Só não olhe muito para baixo, e cuidado com a vertigem!
Projeto de arquitetura de Modscape
Local: Victoria, Austrália