Arquitetura da Ilusão: O cubo que levita
E se um teatro pudesse flutuar no ar? O projeto da A49 combina várias técnicas como luzes, sombras, espaços vazios sob a estrutura do edifício e espelhamentos para alcançar o surpreendente efeito de levitação no ar.
Teatro Cinematográfico Singha D’Luck / Tailândia
A performance única que integra a ilusão da tecnologia de mapeamento de projeção com o realismo dos performers de palco é a chave para despertar a imaginação do público. Isso gerou a ideia de incorporar essa técnica de ilusão à arquitetura do Singha D’Luck Cinematic Theatre.
++ Curso de Obras e Reformas com início em 03/07. Participe >>
Várias técnicas de ilusão foram estudadas para atingir vários efeitos de percepção, particularmente o conceito de levitação. O objetivo era criar o máximo impacto capturando a imaginação por meio da ilusão de um teatro flutuando acima do solo. Elementos, como sombras e espaço claro ou vazio sob a estrutura do edifício, desempenham um papel essencial na obtenção do efeito de levitação.
++ Curso de Revit Architecture 2022. Veja turmas e valores >>
Para isso, a arquitetura foi mantida simples, lembrando uma caixa. Planos espelhados foram incorporados às paredes e aos tetos na área pré-funcional do andar térreo do teatro. Isso camuflou a estrutura refletindo os arredores e o céu, criando a ilusão de uma caixa levitando. A própria caixa foi suspensa da estrutura principal, aumentando essa percepção. Um lago de reflexão adicionado à ilusão de altura abaixo da caixa e as luzes do teto ajudam a enfatizar o limite do teto sob condições de pouca luz.
Além da levitação estática, uma fachada cinética foi usada para transmitir dinamismo, aproveitando os ventos costeiros de Pattaya. Peças em forma de diamante de folhas de alumínio dobradas, expressando a arte tradicional tailandesa, foram utilizadas para os componentes cinéticos. Em um dia arejado, essas 30.000 peças de diamante dourado criam um efeito de onda cintilante semelhante a um oceano, chamando os visitantes para uma aventura cinematográfica inesquecível.
Local da obra: Pattaya, Banglamung, Chonburi, Tailândia
Projeto: ARCHITECTS 49
Arquiteto principal: Prabhakorn Vadanyakul, Suwat Vasapinyokul
Equipe de Design: Dr. Narongwit Areemit, Tikumporn Theerapongpakdee
Ano de conclusão da obra: 2017
Fonte: http://a49.co.th/Projects/view/403