É incrível como tem a arquitetura para transformar espaços. Quando bem projetado e executado, um bom projeto de arquitetura é capaz de transformar radicalmente um espaço. Foi o que aconteceu em Antuérpia, na Bélgica.
Como uma capela de um antigo hospital militar se torna um belo restaurante contemporâneo, com a dinâmica arquitetura para transformar espaços
A capela de um antigo hospital militar se tornou um belo restaurante contemporâneo com direito a ter um lustre magnífico e escultural que faz o papel de protagonista do cenário.
O designer e arquiteto holandês PietBoon foi o responsável pelo projeto de design de interiores do restaurante. Seu estúdio de arquitetura, baseado em Amsterdã, trabalhou em parceria com designers de iluminação da PSLAB, e designers do Studio Job eMathieuNab, que também assinam esse projeto arquitetônico.
A cozinha foi acomodada no antigo altar da capela. Cercada por vidro como se fosse um santuário moderno, os clientes são capazes de acompanhar tudo o que se passa por lá.
No centro do restaurante os designers da .PSLAB, especializados no design de iluminação contemporânea, instalaram um lustre enorme, de 800 Kg, 12m x 9m e 150 lâmpadas, feito de ferro e pedras de cristal.
O lustre é marcado por finas hastes que saem do meio do cilindro por todas as direções, e na ponta de cada haste há um pequeno globo de cristal. Realmente, uma obra de arte que, combinada com engenharia, cria o cenário perfeito para que o “jantar refinado encontre o rock’nroll”.
Para completar a decoração, mesas redondas pretas e poltronas verdes. E para substituir os antigos vitrais da capela, o Studio Job criou nada menos que 500 vitrais coloridos, inspirados na antiga capela, com referências às estórias do bem e do mal, de ricos e pobres, de morte e vida, de boa comida e religião, e ilustrados por imagens de girassóis, demônios e caveiras.
Um balcão com tampo de mármore, cercado por banquetas, foi construído sobre uma plataforma mais alta e um pendente de uma caveira iluminada se sobressai no fundo do restaurante. Para reduzir o barulho e o eco causados pelo pé direito alto, a acústica também não foi esquecida.
A paixão tanto dos proprietários quanto da equipe de designers por trabalhar com materiais puros se expressa no uso de pedras naturais, madeira de carvalho e couro.
Projeto de arquitetura do PietBoon® Studio
Local: Antuérpia, Bélgica
Ano: 2014
Fotografias de PietBoon® Studio