Arquitetura Subterrânea: A Mina de Sal Wieliczka
Localizada no sul da Polônia na cidade de Wieliczka, esta suntuosa mina de sal situa-se dentro da área metropolitana de Cracóvia. Visitada por milhões de pessoas das mais diversas nacionalidades nas últimas décadas, a Mina de Sal Wieliczka é considerada patrimônio mundial pela UNESCO. Com labirintos, cavernas gigantes, lagos subterrâneos, capelas com esculturas e rica ornamentação esculpida em sal, a mina Wieliczka possui mais de 300 quilômetros de galerias e mais de 2000 cavernas de tamanho variado produzidas ao longo de nove séculos de mineração.
A visitação ocorre em um percurso de 3,5 km de extensão, ou seja, menos de 1% do comprimento das galerias. O roteiro turístico começa a mais de 60 m de profundidade chegando a 135 m através dos mais de 700 degraus por onde os visitantes descem e encontram o maior museu subterrâneo do mundo.
A capela de São Kinga começou a receber forma em 1895 através das mãos de Józef Markowski. Seu irmão mais novo também trabalhou na capela. Somente em 1936 a capela foi finalizada com a ajuda do terceiro mineiro e escultor Antoni Wyrodek. A maior igreja subterrânea da mina de sal de Wieliczka foi basicamente esculpida pelos três mineiros ao longo de 41 anos. Localizada a 100m de profundidade, o ambiente é rico em esculturas e adornos em baixo e alto relevo.
Dezenas de obras de arte esculpidas em sal fazem Esculpida em sal verde, a câmara Baracz recebe este
dessa capela um importante santuário cristão. Até nome em homenagem a um dos antigos diretores
hoje missas são realizadas em datas comemorativas. da mina. Destacam-se o incrível lago subterrâneo
A famosa imagem da Santa Ceia aqui foi esculpida e o pé direito monumental da câmara.
cuidadosamente em baixo relevo em uma das paredes
da capela.
Esta é uma das câmaras da mina de Sal Wieliczka. Considerada uma das principais câmaras da mina de sal,
Foi dedicada ao famoso astrônomo polonês Nicholas destaca-se por suas grandes dimensões. Nela realizam
Copernicus. Na parte central da câmara destaca-se a -se cerimônias de casamento além de outros eventos.
famosa estátua do astrônomo feita para marcar os 500
anos de seu nascimento. Esta câmara foi esculpida em
bloco de sal verde. Vigas de madeira suportam o telhado
da câmara.
Inundação
A mina de sal de Wieliczka entrou na primeira lista de Patrimônio Mundial em 1978. Funcionando durante nove séculos encerrou seus trabalhos de mineração de sal em 1992 após forte inundação. Hoje, o principal faturamento da mina vem do turismo.