Casa na árvore: A ideia de um refúgio
A ideia de um refúgio, um espaço totalmente integrado à natureza e com uma vista privilegiada agrada a quase todas as idades. Há exemplos de casas na árvore com as mais diversas escalas e complexidades, desde pequenas plataformas elevadas até algumas altamente complexas, inclusive com instalações elétricas e hidrossanitárias. Diferente do que temos visto na industrialização da construção civil, ao implantar tecnologias avançadas no campo da arquitetura, em que todas as etapas e processos são previsíveis e controlados, quando trabalhamos com um ser vivo, que se mexe, cresce e se adapta, muitas certezas caem por terra. Ainda que não existam leis e regras rígidas para isso, ao construir uma casa na árvore segura e resistente, algumas coisas importantes devem ser levadas em conta.
A árvore onde ficará a casa deve ser considerada com atenção. Primeiramente deve-se verificar se ela está saudável, sem nenhuma doença aparente, se está bem enraizada e, de preferência, que já tenha atingido seu pico de crescimento. Isso é vital, pois essa será a fundação e a coluna vertebral da sua casa.
Quando falamos de casas na árvore, a questão mais crítica ao construí-las é como estruturar a sua base , que é o que permite o desenvolvimento do restante da edificação. Para isso há algumas possibilidades, sendo que diferentes variáveis levam à soluções diversificadas.
Acabamentos pesados, como o de alvenaria, não são os mais indicados para a construção dessas casas. É por isso que muitos projetos contêm estrutura e detalhes em madeira que podem ser de lei, reflorestamento ou demolição.
Hoje, há profissionais e empresas de arquitetura que são especializados em desenvolver projetos de casas na árvore. É uma ótima notícia para quem deseja ter seu próprio refúgio acima do solo. O espaço pode ser utilizado tanto para atividades de lazer e confraternizações para as crianças quanto para adultos realizarem programas profissionais ou mesmo terem seu próprio local. Quem não tem home office ou precisa de um ambiente silencioso para tirar projetos pessoais do papel, pode encontrar na casa da árvore o lugar perfeito para planejar, refletir e trabalhar com tranquilidade.
Para maior comodidade, ainda pode ser incluído ao projeto instalação elétrica e hidrossanitária, nesse caso é possível incluir uma caixa d ‘água, eletrodutos e até banheiro (tradicional ou seco).
O acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro é essencial no planejamento do projeto. Com a utilização de softwares como AutoCAD, SketchUp e Revit é possível desenvolver o projeto técnico completo. Para uma apresentação profissional do resultado ao cliente, é comum o V-Ray e o Photoshop também entrarem em cena inserindo o fotorrealismo e a pós-produção respectivamente.
++ Conheça os nossos cursos de AutoCAD, SketchUp, Revit, e V-Ray.
O conceito de “casa na árvore” também foi seguido pelo Tree Hotel, ou Hotel nas Árvores localizado na cidade de Harads, na Suécia. Os proprietários reuniram arquitetos renomados do país para propor o conceito de se hospedar em um hotel suspenso. Veja alguns quartos logo abaixo:
Fonte da Matéria: Instituto Bramante, Archtrends Blog e ArchDaily
Tradução, edição e adaptação: Instituto Bramante