Os Moais – gigantescas estátuas de pedra espalhadas pela Ilha de Páscoa, no Chile – foram a inspiração para o design de seis casas na região de Gapyeong, na Coreia do Sul. O projeto arquitetônico de casas assimétricas foi assinado pelo escritório coreano de arquitetura Studio Koossimo.
Assim como as estátuas, as casas do projeto também têm o mesmo formato. Segundo o arquiteto Jae Hwan Lee, “diversos tamanhos de Moais têm formatos similares.
Esse projeto organizou construções semelhantes em um terreno inclinado, dando uma sensação de ambientação ao enfatizar o uso de imagens repetidas”.
As casas, distantes uma hora e meia de Seul, foram feitas para hospedar pessoas que estiverem indo visitar um ponto turístico da região (um jardim botânico chamado Garden of Morning Calm), ou simplesmente para quem quiser ter uma folga da correria da vida urbana.
Com formato assimétrico e estrutura de concreto, cada construção possui dois andares.
Internamente o branco predomina no andar de cima, a fim de maximizar a difusão da iluminação.
Do lado de fora do volume superior, paredes amarelas vibrantes fazem um forte contraste com a cor verde da paisagem natural.
Para o arquiteto, esse efeito de cores faz com que o projeto arquitetônico seja um ponto de referência e um marco para os turistas que estiverem a caminho do jardim botânico.
O amarelo também está presente do lado dentro da casa, nos detalhes: portas, escada e móveis amarelos fazem um contraponto com o branco e tons de cinza das paredes, luminárias e estofados.
Ainda em cima, uma varanda coberta possibilita ao visitante uma bela vista da paisagem. O piso inferior é formado por um deck aberto, com uma piscina independente e uma cozinha. O banheiro fica em uma área estendida do piso superior, integrando-se ao quarto sem o uso de portas, apenas uma divisória de vidro semitransparente.
A área de 6,000 metros quadrados tem 10 metros de declive. Para otimizar o uso de todo o espaço, o projeto de arquitetura também incluiu uma estrutura térrea na base do terreno, onde ficam a recepção, um café e uma piscina.
Assim como as estátuas, as seis casas ficam dispostas lado a lado e com suas fachadas voltadas para a mesma direção.
Projeto de Arquitetura de Studio KOOSSINO
Local: Gapyeong, Coreia do Sul
Fotografias de Jae Seong Lee