Vencedor do concurso para o Novo Centro de Esportes de Beijiao, na China o escritório DUO (Decode Urbanism Office) afasta-se do protótipo tradicional de instalações esportivas e sugere uma estrutura mais otimizada bem integrada ao tecido urbano.
O projeto descentraliza o recinto desportivo, criando vários nós de diferentes alturas adequadas para cada caso individual.
Tratando cada atividade como uma unidade, que é mais fácil para ativar ou desativar espaços não utilizados e reduzir o desperdício de infraestrutura e energia, os módulos estão ligados por bandas de um telhado verde habitável que convergem em um vale central que serve como um átrio exterior com dois níveis – um “parque tridimensional”.
A circulação é livre para atravessar o complexo através de suas muitas lacunas, fortalecendo a relação do edifício com seu contexto urbano e integração com a paisagem metropolitana em vez de agir como um componente autônomo colocado dentro dele.
Diferentes partes do exterior são adequadas ao longo do ano, com um anfiteatro ao ar livre ideal para eventos de verão e funções cobertas para a proteção do sol intenso ou condições climáticas desfavoráveis.
Planta do Centro de Esportes de Beijiao
Projeto: DUO
Fonte: DUO