Empresa holandesa Van Wijnen corta custos e economiza tempo levando o BIM para o campo
“Estamos ganhando uma vantagem competitiva fazendo as coisas melhores, mais rápidas e com custo menor. Uma casa que antes levava 120 dias para ser construída, agora pode ser construída em 60. Isso com materiais e equipes comuns. ” – Peter Hutten, Gerente Geral da Van Wijnen
Introdução
Com cerca de 1.400 funcionários e 23 escritórios na Holanda, Van Wijnen fornece serviços de construção em uma variedade de tipos de projetos, incluindo instalações de saúde, escolas e residências unifamiliares e multifamiliares. A empresa atribui seu sucesso ao compromisso de trabalhar em estreita colaboração com os clientes e entregar construções de alta qualidade por um preço acessível.
Como um número crescente de seus projetos estava sendo desenhado usando um processo de Modelagem de Informação de Construção (BIM), Van Wijnen viu o potencial do BIM na construção. BIM é um processo que envolve a criação e o uso de modelos 3D inteligentes para informar e comunicar as decisões do projeto. A empresa decidiu adotar um processo BIM que contava com o software Navisworks Manage para programação e coordenação baseada em modelo. Os resultados de sucesso do BIM no escritório inspiraram a empresa a expandir o uso do BIM no campo com o suporte do software BIM 360 Field.
++ Participe do Curso de Navisworks – Gerenciamento BIM 3D
De acordo com Peter Hutten, gerente geral da Van Wijnen, o BIM ajudou a empresa a aumentar o ritmo de construção enquanto melhora a qualidade – e muito mais. Ele diz: “Se você construir um modelo, poderá ver e corrigir muitos problemas antes do primeiro dia de construção. Menos problemas significam custos mais baixos e construção mais rápida. Levar o BIM para o local de trabalho fez todo o sentido, especialmente considerando que nosso objetivo é continuar cada vez melhores e mais rápidos. ”
O desafio
O custo é uma consideração importante quando se trata de escolher um empreiteiro para construir um projeto, seja este um empreendimento residencial ou um novo centro médico. A Van Wijnen percebeu que as considerações de custo apenas aumentariam em importância no futuro e desejava obter uma vantagem competitiva. Com o objetivo específico de concluir os projetos na metade do tempo e com custos 15% menores, a empresa decidiu se comprometer em aumentar sua velocidade e custo-benefício no longo prazo, utilizando o BIM e práticas de construção enxuta, como a pré-fabricação.
“Trabalhar com mais eficiência nos torna mais competitivos”, diz Hutten. “Escolhemos uma meta ambiciosa e, quando chegarmos lá, vamos tentar reduzir 50% de 50%. O BIM é uma parte significativa do nosso programa. Usamos modelos para entender o que nós e nossos subcontratados faremos o mais cedo possível no processo. A ideia é reduzir erros, encontrar maneiras de fazer as coisas melhores e planejar com precisão. ”
A solução
Van Wijnen começou a usar o BIM com o software Autodesk Navisworks Manage. O processo atual da empresa começa quando os arquitetos e engenheiros de projeto fornecem seus modelos de design para Van Wijnen e os subcontratados da empresa. Van Wijnen agrega os modelos no Navisworks e usa o software para ajudar a identificar conflitos para a equipe de projeto resolver. Um grande projeto de hospital pode envolver dezenas de modelos, e um pequeno projeto residencial pode exigir apenas alguns. Não importa o tamanho do projeto, Van Wijnen segue um processo de coordenação BIM semelhante.
À medida que o projeto avança, os subcontratados de Van Wijnen desenvolvem modelos detalhados de suas partes do edifício. A equipe novamente usa o Navisworks para ajudar a detectar e resolver conflitos de projetos. Além de auxiliar na coordenação, os modelos permitem que toda a equipe de construção visualize os elementos do edifício em 3D – até mesmo as partes do edifício atribuídas a outro subcontratado. Ao vincular a programação ao modelo, Van Wijnen ajuda a fornecer uma maneira para os subcontratados verem o que precisam construir e quando precisam fazer isso.
De acordo com Harmen Bijlstra, gerente de BIM da Van Wijnen, “Estamos entendendo, preparando e melhorando projetos. O BIM nos permite confiar mais em técnicas de construção enxuta mais rápidas e de baixo custo, como pré-fabricação e entrega just-in-time de material. É como se tivéssemos construído todo o projeto várias vezes com o Navisworks com antecedência. Somos capazes de encaixar as peças no momento certo no campo. ”
Eliminar o papel – no campo
Inspirado pela economia de tempo e custo que o Navisworks ajuda a possibilitar, Van Wijnen queria levar o BIM aos locais de trabalho. A empresa começou testando a solução de gerenciamento de campo de construção BIM 360 Field em um empreendimento residencial de 13 unidades. Combinando tecnologia móvel e colaboração e relatórios baseados em nuvem, o BIM 360 Field forneceu uma maneira para a equipe de gerenciamento de construção criar listas de verificação e muito mais no ponto de construção em dispositivos Apple iPad e mobile. O objetivo do piloto: um escritório de campo sem papel.
“O gerente local do projeto pode consultar os modelos de construção em seu iPad de quase qualquer lugar no local de trabalho”, diz Bijlstra. “Se ele detectava um problema, ele o adicionava à lista de verificação de qualidade. Ele poderia até tirar uma foto. Há uma grande vantagem de tempo e clareza em comparação a escrever coisas no papel e depois inserir as informações em um computador. Recebemos mais dados que podemos analisar sobre o desempenho dos subcontratados. Podemos ver quem faz o melhor trabalho mais rápido. ”
Resolução de problemas mais clara e rápida
Van Wijnen está atualmente desenvolvendo um processo que usa o BIM 360 Field para ajudar a acelerar o processo de resolução de problemas de manutenção pós-construção. Os usuários do edifício, bem como o pessoal da manutenção, poderão usar um aplicativo móvel para associar um problema a uma área específica de um modelo de construção. A empresa prevê que isso irá minimizar os atrasos e falhas de comunicação tão comuns com um processo de relatório por telefone e papel na utilização do edifício.
“Digamos que alguém relate um vazamento”, diz Hutten. “A maneira antiga de consertar pode exigir uma visita do subcontratado apenas para ver onde realmente está o vazamento. No BIM 360 Field, eles veem o vazamento no modelo e o subcontratado tem um conhecimento mais avançado de qual poderia ser o problema. Dependendo do problema, usar um modelo como parte do processo de relatório pode ajudar a economizar dias ou semanas. ”
“Estamos entendendo, preparando e aprimorando projetos. O BIM nos permite confiar mais em técnicas de construção enxuta mais rápidas e de baixo custo, como pré-fabricação e entrega de material just-in-time. ” – Gerente do Harmen Bijlstra BIM, Van Wijnen
O resultado
Desde que se voltou para o BIM, Van Wijnen relata que sua equipe está no caminho certo para atingir seus objetivos. “Estamos ganhando uma vantagem competitiva ao fazer as coisas de maneira melhor, mais rápida e com custo menor”, diz Hutten. “Uma casa que antes demorava 120 dias para ser construída, agora pode ser construída em 60. Isso com materiais normais e uma equipe típica. O que é diferente é o BIM e a construção enxuta. O Navisworks nos ajuda a entender e coordenar um projeto antes de ser construído. O BIM 360 Field leva o que sabemos para o local de trabalho. ”
++ Participe do Curso de Navisworks – Gerenciamento BIM 3D
Fonte: Autodesk
Imagens: Autodesk e Van Wijnen
Tradução e adaptação: Instituto Bramante