Uma casa com cômodos giratórios que funcionam com o comando de um botão é um projeto de arquitetura do escritório Nextoffice, do Irã, chamado de Sharifi-ha House. Os cômodos que podem ser movidos com uma operação simples são um maravilhoso exemplo de uso inteligente do espaço, uma vez que essa arquitetura acaba proporcionando mais espaço disponível e muito mais entrada de luz solar no interior da casa.

Fachada da Sharifi-ha House

Fachada da Sharifi-ha House

Funcionamendo da Sharifi-ha House

Funcionamendo da Sharifi-ha House

Incerteza e flexibilidade marcam o conceito de design desse projeto arquitetônico. As características espaciais do interior e a configuração do exterior respondem diretamente ao deslocamento dos volumes giratórios que são os responsáveis por deixarem a casa fechada ou aberta, introvertida ou extrovertida. A mecânica mágica da casa é baseada em uma estrutura principal fixa, com partes móveis que se adaptam às necessidades dos moradores. O design dos cômodos giratórios podem ser reconfigurados para diferentes funcionalidades e estações. Por exemplo, se não há visitas, o quarto de hóspede, no segundo andar, pode ser reconfigurado para outras finalidades, assim como home offices e a copa (salas giratórias do primeiro e terceiro pisos) podem mudar de funcionalidade de acordo com o desejo dos moradores.

Uma casa com cômodos móveis que giram com o comando de um botão

Uma casa com cômodos móveis que giram com o comando de um botão

A técnica usada não tem segredos: é a mesma de cenários de teatro e palcos giratórios de exibições de carros e empregados por indústrias de aço e naval.

Como as casas da vizinhança, o terreno onde a Sharifi-ha House fica é estreito e comprido. Essa limitação permitiu com que os arquitetos pudessem usar a sua expertise em transformar uma fachada bidimensional em tridimensional. Aliás, para eles esse planejamento se tornou indispensável. Os quartos móveis se projetam para o exterior até determinada extensão, dependendo das características do espaço e do clima. Fazendo uma referência à arquitetura das casas iranianas tradicionais, o projeto arquitetônico da Sharifi-ha House traz consigo o princípio das habitações que se moldam de acordo com a dinâmica das estações – ele proporciona aos residentes cômodos modernos para o inverno e para o verão (Zemestan-Neshin –sala de inverno –, e Taabestan-Neshin –sala de verão).

Uma casa com cômodos móveis que giram com o comando de um botão

Planta e Mecânica da Sharifi-ha House

Planta e Mecânica da Sharifi-ha House

No verão, a casa apresenta um volume aberto e mais transparente, com espaçosas varandas, enquanto que nos dias frios e nevados do inverno de Teerã, o volume se fecha, deixando apenas aberturas mínimas e a ausência total das varandas.

Devido às várias configurações dos volumes giratórios, o cálculo de carga do projeto arquitetônico foi estimado baseado no maior valor possível de carga aplicado ao sistema. Além disso, os arquitetos também consideraram no design da casa o controle das prováveis vibrações a fim de prevenir que os blocos giratórios se deformem.

A Casa com cômodos giratórios possui sete andares

O térreo abriga a garagem e despensas e os dois andares do subsolo são para o convívio familiar – acomodam salas de ginástica e bem-estar que, aliás, recebem muita luminosidade natural provenientes de uma fonte de vidro acima, que reflete a luz que passa pela água por todo o espaço. Atividades não privadas ficam no primeiro e segundo andares, e os cômodos privados ficam no terceiro e quarto. Nada mal, não é mesmo?

Parte Intena da Sharifi-ha House - Escadas

Parte Intena da Sharifi-ha House – Escadas

 

Parte Intena da Sharifi-ha House - Iluminação Natural

Parte Intena da Sharifi-ha House – Iluminação Natural

Sala de Ginástica da Sharifi-ha House

Sala de Ginástica da Sharifi-ha House

Sala de Estar da Sharifi-ha House

Sala de Estar da Sharifi-ha House

Parte Intena da Sharifi-ha House - Corredor

Parte Intena da Sharifi-ha House – Corredor

Funcionamento da Sharifi-ha House na Parte Intena

Funcionamento da Sharifi-ha House na Parte Intena

Projeto de arquitetura de Nextoffice

Ano: 2013
Local: Darrous, Teerã, Irã
Fotografias de Parham Taghioff, Mandana Mansouri, Salar Motahari, Majid Jahangiri