Confira o melhor da arquitetura em madeira dos EUA, segundo a U.S Wood Design Awards / 2021

Premiação U.S Wood Design Awards 2021 / Melhores projetos de arquitetura em madeira dos Estados Unidos

Para celebrar os melhores projetos de arquitetura focados em madeira, a WoodWorks – um grupo industrial de produtos em madeira – celebra anualmente no U.S Wood Design Awards os melhores projetos de arquitetura focados em madeira dos Estados Unidos. E os ganhadores da edição de 2021 acabam de ser divulgados:

Confira alguns dos vencedores da premiação que homenageia os melhores projetos de arquitetura em madeira dos Estados Unidos

Os projetos arquitetônicos vencedores usam a madeira como matéria-prima principal do projeto de arquitetura ou do projeto de design.

Freedom House
.
.
O projeto de expansão da Freedom House demonstra como a madeira pode ser usada para criar habitações simples, acessíveis, mas bonitas. Freedom House Ministries oferece alojamento provisório e programação para ajudar famílias que precisam de assistência temporária para viver. A organização precisava de uma nova instalação para apoiar duas ocupações distintas: residencial para habitação provisória e comercial para equipe administrativa e serviços de programação. Um local desafiador levou a equipe de design a desenvolver um plano bifurcado, separando as duas ocupações, mas ligando-as com uma ponte envidraçada.
.
.
.
.
A estrutura com cinco formas de telhado de duas águas oferece espaço para abrigar até 16 famílias, cada uma em quartos privativos com banheiros dedicados. A ala administrativa maior, onde os espaços de programação estão localizados, é construída na encosta adjacente. O uso de revestimento de cedro natural unifica os dois edifícios e atende ao objetivo de proporcionar uma vida simples e sustentável com uma estética familiar, calorosa e acolhedora. Molduras de madeira clara foram usadas para todos os elementos estruturais primários, incluindo paredes, telhado e pisos. A disponibilidade de madeira se ajustou ao cronograma de construção. Veja mais imagens deste projeto clicando aqui
.
PROJETO: Freedom House
LOCALIZAÇÃO: Green Bay, WI
ARQUITETO: Racks de Berner
ENGENHEIRO ESTRUTURAL: RA Smith, Inc.
CONTRATANTE: Construção Immel
CATEGORIA DE PREMIAÇÃO: Escolha do júri
FOTOS: Fotografia de Tricia Shay
.
.
arquitetura-em-madeira-instituto-bramante
 Centro de Ex-alunos e Visitantes de Karsh, Duke University
.
.
O novo centro de ex-alunos e visitantes da Duke University é a primeira estrutura que as pessoas observam ao chegar ao campus, e os administradores queriam que ela refletisse a história e o caráter da instituição. Eles queriam um design que se alinhasse com a descrição de Duke como uma “Universidade na Floresta” e significasse seu compromisso com a sustentabilidade e a gestão ambiental. O complexo de quatro edifícios inclui um centro de eventos com um grande saguão, um pavilhão de reuniões, a histórica Forlines House com salas de reuniões e escritórios e um novo prédio de escritórios para a Associação de Ex-alunos. Os edifícios são organizados em torno de um pátio central e uma arcada externa. A madeira foi usada por dentro e por fora como estrutura e acabamento para melhorar a conexão entre o ambiente construído e natural. Os dois edifícios públicos apresentam tetos abobadados formados por complexos arcos de pinho do sul, que permitem espaço para a iluminação do clerestório. Painéis de teto de madeira são espaçados para controle acústico. Os pisos são de carvalho vermelho e os painéis de madeira, mesas e armários são feitos de carvalho branco colhido nas próprias florestas de Duke. Veja mais imagens deste projeto clicando aqui
.
PROJETO: Centro de Ex-alunos e Visitantes de Karsh, Duke University
LOCALIZAÇÃO: Durham, NC
ARQUITETO: Arquitetos e planejadores da Centerbrook
ENGENHEIRO ESTRUTURAL: Engenheiros Estruturais do LHC
CONTRATANTE: Construção LeChase
CATEGORIA DE PREMIAÇÃO: Beleza da madeira
FOTOS: Peter Aaron
.
.
arquitetura-em-madeira-instituto-bramante-1
O Edifício Kendeda e seu Design Sustentável Inovador
.
.
Inovador é uma descrição chave para este edifício altamente sustentável, a primeira estrutura de madeira construída na Georgia Tech desde a década de 1880. O prédio abriga espaço de laboratório, salas de aula e uma sala de palestras, tudo em torno de um átrio de dois níveis. A equipe de design escolheu a madeira maciça por seus benefícios ambientais e tirou o máximo proveito da inspiração e das oportunidades de aprendizado ao expor a estrutura de madeira. O Edifício Kendeda usa uma variedade de materiais de construção, incluindo decks de madeira laminada com pregos (NLT), vigas e colunas de madeira laminada e madeira recuperada para degraus de escadas. Os elementos laterais são deixados expostos para dar aos alunos um registro visual das forças estruturais em ação. O revestimento externo de madeira foi colhido de toras chumbadas de cipreste recuperadas para promover a mensagem de sustentabilidade. E uma cobertura de aço da varanda captura água da chuva e energia solar suficientes para atender às demandas de água e energia do local. Veja mais imagens deste projeto clicando aqui.
.
PROJETO: O Edifício Kendeda para um Design Sustentável Inovador
LOCALIZAÇÃO: Atlanta, GA
ARQUITETO: The Miller Hull Partnership em colaboração com Lord Aeck Sargent, uma Katerra Company
ENGENHEIRO ESTRUTURAL: Long + Case
CONTRATANTE: Skanska USA
CATEGORIA DE PREMIAÇÃO: Edifício Verde com Madeira
FOTOS: Jonathan Hillyer, Miller Hull, Lord Aeck Sargent
.
.
arquitetura-em-madeira-instituto-bramante-2
Laboratório de Computação Corporificada da Universidade de Princeton
.
.
Essa pequena mas bela estrutura se destaca pelo detalhamento e utilização de materiais sustentáveis, servindo para inspirar quem a utiliza para pesquisas arquitetônicas. Esta instalação é usada para colaboração educacional interdisciplinar em fabricação, robótica e sensores – estudos onde os computadores encontram o mundo físico para se tornarem “computação incorporada”. Com portas envidraçadas que se abrem totalmente em uma extremidade, o grande edifício semelhante a um depósito de altura dupla permite a reconfiguração flexível de salas de aula, oficinas, testes e espaço de pesquisa. Como as baixas emissões de carbono são o foco principal do trabalho que ocorre internamente, a madeira foi uma escolha natural. No interior, um guindaste de pórtico de cinco toneladas passa ao longo dos trilhos apoiados no topo da viga. Pranchas de andaimes recuperadas de canteiros de obras na cidade de Nova York foram limpas com jato de areia e usadas como revestimento externo, dando ao edifício uma fachada singularmente bela e desgastada. Veja mais imagens deste projeto clicando aqui.
.
PROJETO: Laboratório de Computação Corporificada da Universidade de Princeton
LOCALIZAÇÃO: Princeton, NJ
ARQUITETO: The Living (Design Architect), NK Architects (AOR)
ENGENHEIRO ESTRUTURAL:Engenheiros de consultoria da Buro Happold
CONTRATANTE: Construção épica
FOTOS: Michael Moran, Pablo Marvel
.
.
arquitetura-em-madeira-instituto-bramante-3
UCLA Margo Leavin Graduate Art Studios
.
.
A UCLA precisava expandir o espaço do estúdio para seu programa de Mestrado em Belas Artes, situado em uma antiga fábrica de papel de parede, mas queria manter o espírito industrial aberto do edifício existente. Então, eles renovaram o armazém original e construíram uma nova adição em forma de L ao seu redor, adicionando estúdios de artistas, espaços de laboratório, uma galeria, salas de aula e espaço externo coberto. Eles restauraram as treliças de corda do arco de madeira no armazém original e, em seguida, usaram paredes inclinadas de concreto almofadado e um telhado de abóbada de madeira curva para a nova estrutura. A configuração abobadada única foi adaptada para reduzir a curvatura dupla, mantendo grandes vãos livres. A estrutura do telhado abobadado é deixada exposta ao espaço abaixo; eles até deixaram o enquadramento da parede de madeira visível no topo das paredes do estúdio de cada artista para fornecer um encaixe visual. Tetos altos, espaços amplos e luz natural apoiam os esforços criativos internos, que incluem cerâmica, pintura e desenho, fotografia, escultura e muito mais. O projeto obteve a certificação LEED Gold. Veja mais imagens deste projeto clicando aqui.
.
PROJETO: UCLA Margo Leavin Graduate Art Studios
LOCALIZAÇÃO: Culver City, CA
ARQUITETO: Johnston Marklee
ENGENHEIRO ESTRUTURAL: Simpson Gumpertz e Heger
CONTRATANTE: Construção Abbott
FOTOS: Iwan Baan
.
.
Por |2021-05-05T01:52:30-03:0005/05/2021|Uncategorized|
Ir ao Topo