Projeto de Expansão para o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi
Projeto: KPF
O projeto da KPF para a expansão do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi foi recentemente assinado para a construção ser iniciada em 2012 e concluída até 2017.
Um dos mais rápidos crescimentos em aeroportos de destino turístico popular, o “Jardim do Golfo” serve como um portal monumental para a cidade e é considerado uma peça chave no plano diretor de 2030. Fundamentalmente adaptando a capacidade do aeroporto ao crescimento da demanda, o terminal recebe quase 50 milhões de passageiros a cada ano. Esta expansão vai ajudar a acomodar e aumentar a experiência do passageiro através de zonas de maior dimensão interna. Em forma de X, o complexo do terminal fornece a função programática eficiente, com mais de 18.000 m² de instalações e de varejo, quase 10.000 m² de restaurantes internacionais, mais de 27.500 m² de entretenimento além de um museu cultural e 49 portões de embarque/desembarque.
O telhado dos terminais mergulha no salão de embarque e fornece uma abertura de luz natural que ajuda a conectar interna e externamente os espaços cívicos. A estrutura sinuosa do telhado também ajuda a minimizar o impacto ambiental, tal como vidro de alto desempenho em ângulo reduz o calor e auxilia na ventilação e, igualmente, um puxando para baixo de uma fachada ondulante protege os passageiros do terminal a partir do sol. O uso de paisagismo seco reduz a utilização de água potável aderindo a práticas sustentáveis em um clima desértico. Projetado com a colaboração da Arup, NACO, and Associates BNP, o projeto do terminal deve receber classificação de Two Pearl Rating* (*Sistema de classificação de green building utilizado em Abu Dhabi).
Fonte: Evolo