Zaha Hadid Architects ganhou a concorrência para a estação de metrô na Arábia Saudita ,em King Abdullah Financial District em Riyadh. Esta estação de metrô amorfo orgânica ficará localizada na orla do distrito financeiro e servirá como um importante polo entre as linhas de metrô da cidade.
Acompanhe o projeto ganhador de Zaha Hadid, para estação de metrô na Arábia Saudita
A estação ficará integrada ao contexto urbano do distrito, respondendo aos desafios funcionais de um centro de transporte multimodal, bem como visão de futuro do distrito. A estação suavemente curva espalha mais de seis plataformas em quatro andares públicos e dois níveis de estacionamento subterrâneo.
A fim de enfatizar a importância do edifício como um misto de espaço multifuncional, o projeto estende-se para além da tipologia de uma simples estação. King Abdullah Financial District Metro Station funcionará como um espaço intermediário percebido através de transições rápidas, mas que também irá proporcionar um grande e dramático espaço público para a cidade de Riyadh.
A estação é colocada no centro de uma rede de vias, pontes e linhas de metrô, de acordo com o KAFD master plan. A fim de delinear claramente os percursos dos pedestres no interior do edifício, evitar congestionamentos e otimizar a circulação, muita atenção foi dada no mapeamento dos diagramas de conectividade e de tráfego em todo o local.
Como resultado, a organização interna se assemelha a uma estrutura tridimensional, atuando como uma espinha na circulação do edifício, definida por uma sequência de ondas senoidais, gerada a partir da variação de fluxos de tráfego diário da estação de frequência.
As ondas são estendidas para o envelope, portanto, definem o conceito de arquitetura, tanto no exterior e no interior.
Fonte: Evolo