Centro de Arte Contemporânea de Chengdu / China
Projeto: Zaha Hadid Architects
Como resultado de um concurso internacional, o Centro de Arte Contemporânea de Chengdu (CCAC) projetado por Zaha Hadid Architects será um novo destino cultural para a província de Sichuan e Chengdu e irá fornecer uma coleção inédita de arte de classe mundial, performance, lazer e congressos. O CCAC acomoda três auditórios, um museu de arte, um centro de exposições, um centro de conferências, um centro de aprendizagem, bares, restaurantes e lojas.
A maior das três salas, um teatro multifuncional, tem capacidade para 2.000 pessoas. O segundo salão serve para teatro lírico e eventos musicais, comportando até 870 pessoas. O terceiro auditório será usado como uma sala de música. Projetado para acústica natural, este salão vai oferecer espaço para até 1.000 espectadores. O centro de conferências dispõe de 8.000 m2, que pode ser separado em 16 iguais e independentes salas de conferências acessíveis. Um centro de exposições flexíveis de 10.000 m2 está localizado ao nível da entrada principal. O museu de arte compreende cerca de 15.000 m2 área de exposição líquida que está localizado abaixo do telhado e vai tirar proveito da iluminação natural nos espaços de exposição. O projeto visa resolver as complexidades do programa, além de combinar clareza espacial com o desenho de uma estrutura única e icônica.
O conceito para o CCAC é usar as mais avançadas tecnologias de arquitetura e engenharia em resposta ao programa, para criar um marco visualmente impressionante e novo que vai atuar como um gateway para a cidade. Com a sua atmosfera informal e vistas magníficas por todo o paisagismo, o CCAC trará para a cidade grandes espaços sociais, bem como um centro regional cultural de prestígio internacional. O conceito de design de Zaha Hadid Architects se origina a partir de uma compreensão da dinâmica urbana e programa do cliente. Subindo a uma altura de 70 metros, a forma ondulada do edifício cria seu próprio perfil distinto dentro de um conjunto emergente de edifícios altos. Em contraste com os vizinhos, a estrutura de 470m alongada estende quase paralela à avenida.
Créditos: eVolo