Conheça três fantásticos projetos arquitetônicos sustentáveis!

Dessa vez o Instituto Bramante selecionou três fantásticos projetos arquitetônicos sustentáveis.

Reciclar. Reutilizar. Renovar. Reaproveitar. Reinventar. Todos termos muito adotados ultimamente, quando o mundo vai enxergando – embora, aos poucos – a importância de se desenvolver estratégias sustentáveis. Pensando nisso, destacamos três projetos de arquitetura que levaram a sustentabilidade para outro nível. Conheça:

  • Legion House, Liberty Place

Projeto de arquitetura de Francis-Jones Morehen Thorp (FJMT)

Local: Sidney, Austrália

Ano: 2013

A Legion House foi construída originalmente em 1902 pelo YWCA e funcionou como um hostel para mulheres. A construção é considerada Patrimônico Histórico e é protegida por seu significado social. Como parte da sua reforma, a Legion House passou a ter mais dois andares (ficando com cinco andares no total) e, com uso de tecnologia de ponta, se tornou um dos melhores projetos arquitetônicos de sustentabilidade do mundo. A energia utilizada provem de um processo chamado gaseificação de biomassa, que produz gás combustível, usado para gerar energia. Essa é efetivamente uma fonte de energia sem emissão de carbono, já que os gases do efeito estufa liberados na produção de energia se igualam com o absorvido na criação de biomassa. Um sistema de feixes refrigerados fornece ar condicionado para todo o espaço. A ventilação proporcionada pelo sistema utiliza 100% de ar fresco do exterior. Em um ano normal de chuvas, a água utilizada em todo o prédio provem totalmente da água da chuva capturada no telhado. Isso é possível graças à utilização de tecnologia avançada de conservação de água, sanitários à vácuo e utilização de reciclagem de águas pluviais de alta qualidade.

Levou os prêmios: 2014 World Architecture Festival Award2014 Sustainability Awards e 2014 Green Globe Awards.

s1 s2 s3

Fotografias de John Gollings Photography

 

  • Hualien Residences

Projeto de Arquitetura de BIG

Local: Hualien, Taiwan

Ano: em construção

A área se destaca ao longo da costa e está próxima à intersecção de dois deltas. A cadeia de montanhas de Taiwan pode ser vista à oeste, enquanto o mar pode ser visto à leste – a cidade de Hualien está ao norte. A linguagem de faixas de paisagens verdes foram usadas para criar um terreno montanhoso para um programa residencial e comercial, fazendo referência às montanhas naturais. As faixas vão de leste à oeste, emoldurando as melhores perspectivas, enquanto também funcionam como um sistema de sombreamento para o clima tropical quente e úmido de Taiwan. O brilho e o sol mais fortes são facilmente bloqueados pelas faixas, permitindo que entre no interior das unidades apenas a iluminação norte-sul. Telhas verdes atenuam o aquecimento e, combinadas com as faixas, reduzem o consumo de energia. O projeto arquitetônico busca incentivar um estilo de vida saudável para o complexo de residentes idosos, e conta com trilhas para caminhada e pistas de jogging subterrâneas.

O projeto arquitetônico ainda está em construção, mas chegou a ser nomeado ao 2014 MIPIM Awards e venceu o 2014 Architizer A+Awards.

s4 s5 s6

 

  • Arizona State University Student Health Services

Projeto de arquitetura de Lake|Flato Architects

Local: Tempe, Arizona, EUA

Ano: 2012

O Arizona State University (ASU) Health Services Building é um projeto de arquitetura de reutilização adaptativa que transformou a clínica existente, estéril e ineficiente, em uma estrutura organizada, eficiente e acolhedora. O projeto arquitetônico incluiu a demolição parcial de estruturas, a reforma de uma instalação original e a construção de uma nova ala que transformou a identidade do prédio. A arquitetura deu às novas instalações uma atmosfera de saúde e bem estar que potencializou o ambiente natural de Tempe, e contribuiu para um campus mais orientado aos pedestres. A energia elétrica do prédio tem uma performance 49% mais baixa que o ASHRAE 90.1-2007 (um padrão norte-americano que fornece requisitos mínimos para projetos de eficiência energética para construções), superando a meta atual. As instalações também alcançaram a certificação LEED Platinum e tem uma das melhores performances energéticas no campus.

Foi escolhido um dos 2014 COTE Top Ten Green Projects, da AIA – The American Institute of Architects. Segundo o júri, “o projeto reutiliza um prédio existente como uma clínica de forma encantadora e profunda. Ele tem uma intrigante interação entre o espaço privado e o público, dentro e por fora. Tanto se encaixa com o campus existente como presta uma contribuição positiva para ele. Um dos projetos que tem uma interação maravilhosa entre a construção e a paisagem, com um uso generoso de plantas nativas”.

 

s7 s8 s9 s10 s11 s12

Fotografias de Bill Timmerman