Conheça três incríveis projetos de arquitetura em madeira!
O Instituto Bramante listou três dos mais incríveis projetos de arquitetura que tem a madeira como personagem principal, e que mostram como ela pode ser uma matéria-prima versátil. Esses projetos arquitetônicos também demonstram usos inovadores da madeira tanto em ambientes internos quanto externos.
A madeira é um dos elementos que mais atraem os profissionais de arquitetura e design, e está sempre presente nos mais diversos projetos, independentemente de modismos.
Confira nossa lista com três incríveis projetos de arquitetura em madeira
-
Bishop Edward King Chapel
Projeto de arquitetura de Niall McLaughlin Architects
Local: Oxfordshire, Reino Unido
Ano: 2013
Não foi a toa que o projeto arquitetônico desta capela ganhou o Wood Awards 2013 e o RIBA Awards 2013, dentre outros prêmios. Segundo os arquitetos, “o projeto engloba duas imagens arquitetônicas. A primeira é um espaço vazio que serve como local de encontro para a comunidade. A segunda é uma delicada estrutura de madeira, lembrando o formato de um navio, que sobe até a copa das árvores. A primeira ideia remete ao terreno, ao encontro em um espaço silencioso. A segunda ideia sugere uma elevação espiritual, subindo em direção à luz. O modo como estas duas forças opostas se integram é o que dá à construção o seu caráter particular.”
O ponto de partida do projeto arquitetônico foi a palavra ‘nave’ escondida no poema Lightenings viii de Seamus Heaney. A palavra “nave” deriva do latim “navis” – ou navio, um símbolo comum na arquitetura cristã (como a Arca de Noé).
Para o exterior, os arquitetos escolheram uma pedra de cor areia, semelhante às paredes de calcário de uma faculdade existente no mesmo local, e usaram pequenos blocos para criar uma textura em ziguezague na fachada oval. Um telhado de madeira coroa a estrutura e integra o clerestório que traz luz pelo teto. No interior, colunas de madeira formam uma segunda camada atrás das paredes, cercando a “nave” da capela e criando um claustro em torno do perímetro. Cada coluna se ramifica em três, formando no alto uma cobertura entrelaçada.
Recorrente em obras de igrejas, o monumentalismo também é marcante nesta capela.
Luz e sombra: A madeira entrelaçada do teto cria um efeito interessante na luz natural.
A trama: o detalhe da madeira entrelaçada chama a atenção neste belo projeto arquitetônico.
Suavidade e textura: A fachada oval, em pedra, também é destaque do projeto.
-
Genexis Theater
Projeto de arquitetura de Arup e Woha
Local: Cidade de Singapura, Singapura
O teatro Genexis, situado em Fusionopolis – um complexo de pesquisa e desenvolvimento em Singapura – ganhou o prêmio de design do ano na Singapore Design Week 2009. Por estar em um local extremamente difícil, o projeto do teatro foi um desafio aos arquitetos, mas bem sucedido através de uma fusão coesa de soluções altamente técnicas e arquitetura inovadora. O resultado é uma obra complexa de arte e tecnologia que transcende o local, e eleva o nível do design arquitetônico e de sistema audio-visual para um espaço de espetáculos artísticos.
O teatro conta com 560 assentos ajustáveis, e ainda móveis em múltiplas direções. Internamente, as paredes curvas de um espaço oval são revestidas com 400 mil contas de madeira, proporcionando uma solução acústica que reduz o eco ao mínimo.
Na frente do teatro, os materiais mais adotados pelos arquitetos foram madeira não tratada, aço e madeira compensada.
A sinuosidade bela e marcante é destaque deste projeto.
O teatro conta com 560 assentos ajustáveis, e ainda móveis em múltiplas direções.
400 mil contas de madeira revestem as paredes curvas no projeto.
Fotografias de Patrick Bingham-Hall e Woha
Quer saber mais sobre madeira? Participe do curso “Marcenaria para Arquitetos e Designers de Interiores“ e saiba tudo sobre madeiras naturais, chapas industrializadas, acabamentos, ferragens, lançamentos do setor e muito mais! Clique aqui e saiba mais!
-
Grotto Sauna
Projeto de arquitetura de Partisan Projects
Local: Toronto, Canadá
Essa sauna fica na margem do Lake Huron que, segundo a National Geographic, é um dos melhores lugares do mundo para se apreciar o pôr do sol. Em uma ilha particular, a sauna foi construída a partir da adoção de tecnologia 3D para escanear a formação rochosa e modelar o espaço. O projeto arquitetônico foi resultado de uma pesquisa abrangente e o resultado é um interior cavernoso de cedro que emula a forma de uma gruta à beira-mar.
O interior da sauna possui formas sinuosas que fazem referência a movimentos dinâmicos do ar, e que funcionam como assentos confortáveis e acolhedores. Grandes aberturas oferecem vistas para a baía, enquanto uma claraboia posicionada no teto traz luz natural para dentro do espaço de 75 metros quadrados. As formas internas suaves são destacadas na fachadas da estrutura, onde elevações simples revestidas de madeira se misturam contra o terreno acidentado da região. Segundo os arquitetos, “o resultado é uma espaço esculpido, uma experiência sensorial, e um exercício sofisticado em ciência da construção”.
A maior parte do projeto pré-fabricado foi construída antes de ser transportada de barco para o local, e fixada no topo da formação pré-histórica rochosa da ilha.
O projeto de arquitetura foi vencedor do Ontario Wood Award 2014.
O interior sinuoso em madeira é destaque deste magnífico projeto arquitetônico.
A madeira também reveste o exterior do projeto.
A sauna, pré-fabricada, sendo transportada para o seu local definitivo.
A forma regular externa contrasta com o interior de formas orgânicas do projeto.
Quer saber mais sobre madeira? Participe do curso “Marcenaria para Arquitetos e Designers de Interiores“ e saiba tudo sobre madeiras naturais, chapas industrializadas, acabamentos, ferragens, lançamentos do setor e muito mais! Clique aqui e saiba mais!