Foi pensando em um design em torno da natureza que o projeto arquitetônico de uma casa na cidade de Nonthaburi, na Tailândia, foi realizado. A inspiração foi do escritório de arquitetura local TACHA_Design, que concebeu uma casa com design contemporâneo, porém sem perder a poesia. O nome do projeto é Baan Yoo Yen.
Quem passa pela frente da casa consegue ver, facilmente, bem no centro da fachada, uma árvore em um jardim. Isso porque o projeto de arquitetura propôs a inclusão de uma porta de vidro com nada menos que sete metros de altura, que se abre revelando o espaço.
E todo o design da casa tem conexão com esse pedaço da natureza que é o protagonista da residência. A porta, de ferro, é um dos elementos chaves do projeto, por conectar e dividir os espaços internos e externos, proporcionando ventilação e iluminação naturais.
Para chegar a esse design, os arquitetos envolvidos fizeram uma série de pesquisas e entrevistas com o proprietário. O projeto de arquitetura teve como base a palavra tailandesa “Chan”, que na história antiga da Tailândia remete ao conceito de conexão.
Segundo as palavras dos próprios arquitetos, “como afirmado, ‘Chan’ conecta pessoas com pessoas (três gerações morando dentro da mesma casa), ‘Chan’ conecta pessoas com a natureza (amigos da natureza) e ‘Chan’ une as pessoas com os arredores (espaço interno que interage com a vizinhança enquanto preserva a privacidade)”.
E na própria estrutura física da casa a palavra “Chan” está presente: a sala fica no térreo; a sala de jantar, cozinha e quarto de hóspedes são semiabertos ao ambiente. E todos esses espaços se conectam em torno da árvore. Já no andar superior estão os quatro quartos que têm contato com o topo da árvore.
O projeto de arquitetura também se preocupou com a sustentabilidade: através do “efeito chaminé”, o ar frio quente sobe e sai por cima da casa com a entrada do ar frio pelo térreo, deixando o ambiente fresco naturalmente.
Além disso, há uma claraboia sobre a árvore, responsável por trazer mais luz natural para o interior. E a escada ficou estrategicamente situada na parte de trás, para ser uma barreira contra o calor do sol. E mais uma vez há a conexão – “Chan” – mesmo que indireta, com o exterior.
Projeto: TA-CHA Design
Ano: 2013
Local: Nonthaburi, Tailândia
Fotografias de BeerSingnoi