Ostentação talvez seja a palavra que melhor defina os Emirados Árabes. E seguindo essa linha, Dubai pretende ter o maior museu dedicado à inovação, design e tecnologia do mundo. Em meio a tantos arranha-céus de cair o queixo, prédios com arquitetura impressionante e uma atmosfera rica e moderníssima, certamente não dá para se esperar pouco desse museu.
Chamado de Museu do Futuro, ele será “o destino para os melhores e mais brilhantes inventores e empresários”, oferecendo um “ambiente integrado, capacitando mentes criativas a experimentar, financiar e promover ideias para serviços e protótipos futurísticos” – essas foram as palavras do Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, vice presidente e primeiro ministro dos Emirados Árabes Unidos.
O governante divulgou há poucos dias os planos para a construção do museu, que deverá ficar pronto em 2017: o projeto arquitetônico revelou um prédio com formato oval, cheio de robôs e outras invenções tecnológicas. O Museu do Futuro ficará localizado no distrito financeiro da cidade, ao lado das Emirates Towers, na Sheikh Zayed Road. O nome do arquiteto ainda não foi revelado.
Um filme curto revelou alguns detalhes da arquitetura bilionária: uma estrutura oval oca e um holograma no centro fazem parte do projeto arquitetônico de $136 milhões. O exterior será revestido com painéis de aço, com inscrições de uma das poesias árabes do Sheikh Mohammed. Espera-se que grande parte da estrutura desse projeto arquitetônico seja construída com componentes impressos em 3D.
Realmente, é muita tecnologia aplicada já na concepção do projeto de arquitetura. E o lema do museu não poderia ser melhor: “Veja o futuro, crie o futuro”. Espera-se que o museu atraia inventores, designers e pesquisadores, e apresente uma série de tecnologias da indústria automotiva, robótica, genética, entre outras.
Segundo o Sheikh Mohammad, “o Museu do Futuro será um incubador de ideias e design, um motor para a inovação”. E continuou “o mundo está entrando em uma nova era de conhecimento acelerado e grandes revoluções tecnológicas. Almejamos ser líderes nessa era, não só seguir e ficar para trás. O Museu do Futuro é o primeiro passo de muitos que virão, marcando o começo de grandes conquistas”.
A arquitetura do Museu do Futuro será uma verdadeira obra de arte, parecendo mesmo uma escultura gigante. Mais um marco para uma cidade que já coleciona projetos arquitetônicos magníficos. Ele ficará próximo do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo (tem 828 metros de altura). Outros projetos de arquitetura em andamento nos Emirados são um par de prédios que deverão ser as torres gêmeas mais altas do mundo, um hotel escultural da arquiteta Zaha Hadid, e a primeira cidade indoor do mundo.
Imagens de © Dubai Government