Arquitetura e tecnologia andam juntas e isso é algo inegável. Ainda mais na China, um país que se sobressai no mundo todo pelos seus avanços tecnológicos e imponentes arranha-céus. O primeiro projeto arquitetônico do português Álvaro Siza na China está prestes a ficar pronto em um complexo industrial da província de Jiangsu. O arquiteto é o responsável por uma grande construção em curvas para a empresa Shihlien Chemical Industrial Jiangsu Co. O projeto de arquitetura será um escritório flutuante na China, erguido em um lago artificial.
Siza é um arquiteto de renome internacional: já ganhou o Prêmio Pritkzer, considerada a premiação mais importante na área de arquitetura.
Foi em 2009 que esse arquiteto premiado foi o escolhido para criar seu primeiro projeto arquitetônico na China – o novo escritório da companhia Shihlien, na planta de produção de carbonato de sódio e cloreto de amônio, na cidade de Huai’na.
O nome do projeto de arquitetura de Siza já resume bem o seu aspecto: “The Building on the Water”, ou em português, “O Prédio na Água”, é uma estrutura localizada em uma ilha, no centro de um largo artificial de 100.000m² no Parque Industrial New Salt, e tem o formato de uma alongada curva de 300 metros de comprimento.
O concreto branco usado na construção da fachada foi deixado exposto para criar uma aparência uniforme e que contrastasse com a cobertura verde usada no telhado de algumas seções do prédio.
“Em constante interação com o ambiente – seja nas mudanças de tons e reflexos na água, ou na variação de tons de luz e sombra, a construção manifesta uma infinidade de complexas transformações. Se vista da terra, água ou ar, o elegante prédio transmite uma beleza tranquila, alcançada quando o concreto e o substancial entram em contato com o fluido e o etéreo”, afirmou um design do grupo Shihlien.
Já para o presidente do grupo, “Siza sempre defendeu o conceito de design de estabelecer uma harmonia entre o homem e o meio ambiente. Esta construção engenhosamente combina com a água e as plantas. O primeiro projeto de Álvaro Siza na China será uma inspiração para os futuros projetos de arquitetura de plantas industriais no país e por esse motivo é verdadeiramente significativo”.
O projeto arquitetônico dividiu os 11.000m² de espaço em dois andares. A construção será oficialmente inaugurada no dia 30 de agosto. Além do Prêmio Pritkzer, o arquiteto português recebeu o Golden Lion pelo conjunto de sua obra, na edição de 2012 da Bienal de Arquitetura de Veneza.
Projeto de arquitetura de Álvaro Siza
Ano: 2014
Local: Jiangsu, China
Para ler mais artigos sobre o Prêmio Pritzker, clique aqui.