O time de futebol americano Atlanta Falcons e seus torcedores vão ser presenteados com um impressionante estádio com design futurístico, que contará com um projeto arquitetônico bastante arrojado. De autoria do escritório de arquitetura 360 Architecture, a principal característica do projeto arquitetônico é o teto retrátil em formato de pétalas de rosa com painéis que se abrem ao deslizarem diagonalmente, um movimento similar ao da abertura de uma câmera fotográfica.
A partir dos princípios da arquitetura cinética, o teto poderá se abrir ou se fechar, proporcionando dinamismo ao espaço, que poderá funcionar tanto como um estádio descoberto como um estádio fechado, fazendo uso de sistemas de ar condicionado nos meses quentes do verão.
Para trazer à realidade a visão dos arquitetos envolvidos, o projeto de arquitetura teve consultoria do arquiteto cinético Buro Happold, e do inventor da Esfera de Hoberman, Chuck Hoberman.
Com mais de 167 mil metros quadrados, o novo estádio comportará 71 mil assentos. Seu principal objetivo, claro, será abrigar os jogos, entretanto, o teto retrátil deverá competir pela atenção dos fãs do Atlanta Falcons: ao se deslizarem, as oito pétalas em formato triangular organizadas radialmente criarão nos visitantes uma ilusão de movimento circular.
Além de usar os princípios cinéticos no design do teto, os arquitetos incorporaram outras características para trabalharem em conjunto com o movimento do teto. Quando ele se abrir, as persianas e as cortinas de vidro operáveis que envelopam o estádio, também se abrirão, proporcionando ventilação cruzada dentro do ambiente.
A fim de otimizar a visão dos torcedores dentro do estádio, um telão de alta definição com mais de 17 metros de altura, e 360 graus, será instalado nas treliças do telhado, dando aos fãs uma visão magnífica do estádio e uma experiência totalmente diferente de quem estiver vendo as partidas de casa.
A inspiração dos arquitetos para o teto retrátil veio do logo dos Falcons e também faz referência a uma obra-prima da arquitetura romana, o Panteão. O design geral do novo estádio é composto por faixas triangulares feitas de vidro e metal. No projeto arquitetônico também consta um grande painel de vidro com vista para a cidade.
O projeto arquitetônico da nova casa dos Falcons já iniciou suas obras e tem previsão para ficar pronto para a temporada da NFL 2017. Uma breve explicação para quem não é fã de futebol americano: o Atlanta Falcons é um time de Atlanta, capital da Geórgia, que joga na NFL – National Football League, a Liga de Futebol Nacional dos Estados Unidos.
Projeto de arquitetura de 360 Architecture
Local: Atlanta, Geórgia, EUA
Imagens de New Atlanta Stadium e 360 Architecture