Uma estrutura de madeira e marcenaria construída à mão foram deixadas expostas por todo o interior dessa casa localizada em Osaka, uma das principais cidades do Japão. O trabalho foi feito pelos arquitetos da Hitotomori, escritório de arquitetura japonês.
Hitotomori colaborou com o estúdio Hane-Kenchiku-Koubou no projeto arquitetônico da Fence House (nome dado ao projeto). A Fence House é uma casa com arquitetura em intersecção em T, construída para abrigar uma família de quatro pessoas, e ladeada por outras três propriedades. A casa é compacta: com menos de 80 metros quadrados, compreende dois pequenos andares – conta com um piso de plano aberto no térreo contendo todos os espaços de convívio comum, e um mezanino mais privativo no andar de cima. O exterior é revestido com metal durável. No interior, os arquitetos quiseram deixar a atmosfera mais acolhedora, por isso a escolha do uso de madeira inacabada e exposta. Segundo os arquitetos Tomoko e Yoshiaki Nagasaka, fundadores da Hitotomori, “a estrutura de madeira feita à mão e a carpintaria altamente detalhista dá a essa construção uma aparência de beleza pura”.
Para que os moradores tivessem ao menos uma pequena área ao ar livre para poder desfrutar do espaço externo, os arquitetos planejaram uma cerca da altura da parede, revestida com metal corrugado que funciona como uma fachada falsa. Atrás dela, a fachada real da casa se abre para um pequeno terraço. “A cerca é projetada como a fachada da casa”, disseram os arquitetos. Na cerca, um grande quadrado com vidro fosco filtra a luz da manhã. “A luz também passa entre o topo da cerca e os beirais da casa, e é difundida pelas folhas das árvores, criando um efeito que não se esperaria do ambiente melancólico ao redor”, complementaram os arquitetos.
Do lado de dentro, o térreo tem um layout em forma de L. Na parte da frente, uma mesa de jantar divide o espaço entre uma pequena cozinha e um banco que faz parte do lounge.
Todos esses elementos da mobília foram feitos sob medida usando madeira compensada, com a adição de uma bancada de aço inoxidável na cozinha e um estofamento em couro no banco.
O mobiliário embutido continua até o final do espaço, onde, em um nível mais baixo, os arquitetos incluíram um espaço tradicional japonês coberto com tatame.
Atrás de uma estante de livros está a escada que leva ao pequeno andar superior, onde estão dois quartos. Há um terceiro quarto, porém escondido em um canto do piso inferior.
No projeto arquitetônico foi inserido um telhado inclinado que dá espaço para um pé direito alto na frente da casa. Janelas internas nos quartos de cima possibilitam que se veja as áreas de convívio abaixo, mas elas podem ser fechadas com venezianas de madeira.
Os arquitetos assim detalharam: “é a modulação de luz e sombra e o modo como o vento passa pela casa que dá à Fence House seu caráter individual e contribui para um ambiente rico”.
O escritório de arquitetura Hitotomori é um dos muitos estúdios que têm optado pelo uso de madeira compensada nos projetos de arquitetura de interiores, não apenas para criar uma estética mais aconchegante, como também para manter os custos baixos.
Projeto de arquitetura de Hitotomori (Tomoko Yoshiaki Nagasaka), Hane-Kenchiku-Koubou (Masuo Shiojiri)
Local: Osaka, Japão
Fotografias de Youhei Sasakura