A função dos arquitetos, segundo a empresa coreana, será reformar o escritório central, desenvolvendo uma fachada que seja “guiada pelo meio, influenciada pela natureza e impulsionada pelo ambiente”, ou seja, uma fachada de edifício que controla o clima do interior do prédio. O escritório de arquitetura UNstudio foi o vencedor de uma concorrência para reformar o escritório central da empresa coreana Hanwha – uma das maiores empresas do mundo na produção de painéis fotovoltaicos (dispositivos que transformam energia solar em energia elétrica).
Conheça o projeto da Fachada de edifício que controla o clima do interior do prédio:
Seguindo esse briefing, o projeto apresentado pelos arquitetos substituirá a fachada atual por uma fachada que controlará o clima do interior do prédio durante o dia e se transformará em um show de luzes dinâmico à noite.
Localizada em Cheonggyecheon, o prédio da empresa coreana não reflete mais a imagem de uma das líderes mundiais em soluções de tecnologia ambiental, daí a necessidade da reforma. A fachada responsiva, de vidro insulado e alumínio – ambos projetados para aumentarem o uso da luz natural e reduzirem o consumo de energia –, ficará no lugar dos atuais painéis opacos e vidros escuros.
Segundo o arquiteto Ben van Berkel, fundador da UNstudio, “através de estratégias de design 100% integradas, a fachada poderá fornecer uma cobertura responsiva e performativa que reage ao ambiente contextual e conceitualmente, enquanto simultaneamente determina as condições do interior”. A posição geográfica desses elementos será calculada em relação ao movimento do sol: na elevação nordeste, a fachada será mais transparente, permitindo uma grande entrada de luz natural durante o dia, enquanto que a fachada sudeste será mais opaca para reduzir o impacto do sol e as altas temperaturas no interior da torre.
Ao escurecer, centenas de LED de pixels individuais iluminarão a fachada e o movimento das luzes da animação será de acordo com a passagem de pedestres e veículos.A iluminação pixelada faz referência à natureza, ao processamento de dados e às formas de energia, e será implantada como parte da estratégia de marca Hanwha, de se mostrar como uma das líderes mundiais em soluções de tecnologia ambiental.
Ao projetarem uma fachada que impacta na temperatura interna da torre, além de deixar o ambiente mais confortável e assegurar altos níveis de sustentabilidade e acessibilidade, os arquitetos, com esse projeto de renovação arquitetônica, conseguirão oferecer um ambiente de trabalho mais confortável aos funcionários da Hanwha. Considerando que hoje o bem estar no trabalho melhora a concentração e a criatividade, a nova arquitetura da torre trará grandes benefícios em vários campos.
Projeto de arquitetura de UNstudio
Local: Seul, Coréia do Sul
Conheça outros Projetos de Arquitetura Sustentável.