Governo Federal lança Estratégia Nacional de Disseminação do BIM
No mês passado o governo federal lançou e instituiu a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling através do decreto Nº 9.377, de 17 de maio de 2018 já publicado no diário oficial da união. O Building Information Modeling, também chamado de BIM, é um processo totalmente integrado de coordenação de informação sobre um empreendimento desde as etapas iniciais de concepção até a construção e operação.
Exercício feito no Curso de Revit (software BIM), do Instituto Bramante
O objetivo do BIM é envolver todos os atores principais na criação de um único modelo digital do empreendimento, o que só é possível hoje graças ao avanço da informática. Com este único modelo digital centralizado, muitos riscos e incertezas do processo construtivo são eliminados. E mais do que isso: as características de uma edificação podem ser simuladas, avaliadas e melhoradas ainda na etapa de concepção. Com o uso deste modelo central, fica muito mais fácil a coordenação de todas as especialidades envolvidas em um projeto, a adoção de práticas sustentáveis e a criação de orçamentos e cronogramas mais precisos.
+ Conheça nosso curso de Revit Architecture – o software BIM mais usado do mercado
+ Leia nossa matéria sobre o BIM
Com a estratégia de disseminação do BIM o governo federal pretende que os custos da construção sejam reduzidos em 9,7%, a produtividade cresça 10% e que pelo menos 50% das empresas do setor adotem o BIM como ferramenta de trabalho. Outro ganho esperado é um acréscimo de aproximadamente 30% no PIB setorial. É de fato uma necessidade urgente já que uma pesquisa do Sinduscon-SP revelou que 2/3 das empresas gastavam mais do que o custo estimado e 2/3 estavam fora do prazo de entrega.
Veja abaixo os objetivos da estratégia BIM publicados do Diário Oficial da União:
I – difundir o BIM e seus benefícios;
II – coordenar a estruturação do setor público para a adoção do BIM;
III – criar condições favoráveis para o investimento, público e privado, em BIM;
IV – estimular a capacitação em BIM;
V – propor atos normativos que estabeleçam parâmetros para as compras e as contratações públicas com uso do BIM;
VI – desenvolver normas técnicas, guias e protocolos específicos para adoção do BIM;
VII – desenvolver a Plataforma e a Biblioteca Nacional BIM;
VIII – estimular o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias relacionadas ao BIM; e
IX – incentivar a concorrência no mercado por meio de padrões neutros de interoperabilidade BIM.
Com o BIM criamos um o modelo digital central único e através dele extraímos todas as informações tradicionais necessárias tornando-se muito mais fácil obter informações que antes exigiam um imenso esforço como simulações de impacto ambiental, análise de fluxo de vento, consumo energético, etc
Como grande comprador de serviços de Arquitetura e Engenharia, o governo federal tem a capacidade de estimular e disseminar o uso do BIM por todo mercado. O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dyogo Oliveira, afirma que o banco tem interesse em aumentar o fomento a projetos do setor. “As portas estão abertas e o caixa está cheio”, disse, ao anunciar mais rapidez no processo de concessão de crédito e a estruturação de uma área específica para análise de projetos de infraestrutura dentro do banco.
+ Veja os exercícios do nosso curso de Revit Architecture
1º Prêmio BIM da Administração Pública
A Frente Parlamentar do BIM, com o apoio da Câmara dos Deputados, considerando que a Modelagem da Informação da Construção (BIM) melhora a gestão, incrementando a produtividade e a qualidade das obras e, particularmente, no âmbito do setor público, contribui para o aumento da transparência nas compras públicas, resolve lançar o 1º Prêmio BIM da Administração Pública. Acesse aqui a página do concurso para saber mais informações.
Nós do Instituto Bramante acreditamos que o BIM crescerá exponencialmente nos próximos anos seguindo a tendência já consolidada em países europeus e nos Estados Unidos. Ganhos extremos de produtividade, economia de tempo, redução geral de custos de projeto, redução de erros da obra e integração de projetos de diferentes disciplinas são algumas vantagens de se trabalhar com esta tecnologia. O software mais usado dentro deste conceito é o REVIT e nós trabalhamos com ele. Além disso, nós somos o Centro de Treinamento Autorizado Autodesk que mais certifica em cursos de Revit no Rio. Conheça nosso curso de Revit clicando aqui.
Fontes: Diário Oficial da União, Frente Parlamentar do BIM, CAU
Ligue e saiba mais informações sobre este ou outro curso:
Unidade Botafogo – Tel.: (21) 2542 8099 ou (21) 2543 0968
Unidade Barra da Tijuca – Tel.: (21) 2480 1853 ou (21) 2480 1859