O American Institute of Architects selecionou os 10 melhores projetos de arquitetura residencial do último ano. O prêmio Housing Awards 2015 do AIA reconhece os projetos arquitetônicos residenciais que mais se destacaram no último ano, de propriedades únicas à complexos de larga escala. O painel de jurados é composto por arquitetos e outros profissionais da indústria.
Conheça os 10 projetos de arquitetura residencial do Housing Awards 2015
Bridge House
Projeto de arquitetura de Joeb Moore & Partners
Local: Kent, Connecticut, EUA
Essa casa de veraneio fica ao longo de um cume de mais de 90 metros, paralelo ao Housatonic River e ao Kent Falls State Park. A arquitetura da casa interage com os vários movimentos geológicos da área. As históricas pontes cobertas que abundam na área deram pistas quanto à escolha dos materiais. A casa parece saltar para fora da topografia em declive e, em seguida, girar 90 graus, se estendendo por toda a paisagem abaixo dela.
Marlboro Music: Five Cottages
Projeto de arquitetura de HGA Architects and Engineers
Local: Marlboro, Vermont, EUA
Com a escassez de espaço residencial para os músicos, o Marlboro Music desenvolveu planos para cinco novos chalés em uma área ao lado do campus do Marlboro College. A arquitetura foi inspirada em uma cabana de Cape Cod, uma tipologia de 400 anos, derivada das habitações inglesas dos colonos do século 17, e a inspiração primária para as fazendas centenárias do Marlboro College. A pegada reduzida do projeto arquitetônico, os telhados inclinados, os volumes compactos e os materiais indígenas reforçam o lugar do Marlboro Music no meio da paisagem exuberante de Vermont, de colinas e riachos.
Old Briar
Projeto de arquitetura de estudantes da University of Tennessee
Local: Lauderdale County, Tennessee, EUA
Depois de trabalhar por 25 anos em Chicago, os clientes retornam a Old Briar para compartilhar seus conhecimentos agrícolas e valores de governança com seus filhos e netos. A casa que eles escolheram precisava comunicar suas éticas de práticas agrárias sustentáveis e o respeito pela natureza, o que ficou profundamente enraizado na educação que receberam. Eles queriam que o local também fosse convidativo e acolhedor, envolvendo as tarefas diárias de agricultura com a vida doméstica e os momentos especiais de celebração de família e comunidade.
Studhorse
Projeto de arquitetura de Olson Kundig Architects
Local: Winthrop, Washington, EUA
No Studhorse os clientes podem satisfazer o desejo de interagir com o meio ambiente durante as quatro estações do ano. A casa é composta de quatro estruturas separadas que cercam um pátio central. Cada estrutura é voltada para diferentes elementos da paisagem, como por exemplo, a cordilheira Studhorse e o lago Pearrygin. Espaços públicos, incluindo a sala, a cozinha e o bar, estão agrupados no prédio principal. Áreas privadas – o quarto principal e o quarto das crianças – ficam separadas em uma estrutura adjacente, enquanto os quartos de hóspedes estão em outra estrutura. Uma quarta estrutura, isolada das atividades dos outros espaços, abriga uma sauna com vista para a natureza ao redor.
Bayview Hill Gardens
Projeto de arquitetura de David Baker Architects
Local: São Francisco, EUA
Antes um hotel em desuso, o Bayview Hill Gardens conta com 73 casas de apoio para famílias desalojadas e jovens que já não têm mais idade para ficar em orfanatos. O primeiro do tipo na redondeza, o prédio trouxe uma nova vitalidade para essa área até então abandonada. O prédio dispõe de um extenso espaço comunitário, detalhes artesanais customizados, uma parceria exclusiva com uma galeria local que trabalha com artistas com deficiência mental, e elementos com inspiração africana que servem para refletir e honrar a história da vizinhança.
Broadway Affordable Housing
Projeto de arquitetura de Kevin Daly Architects
Local: Santa Monica, EUA
Todas as unidades do Broadway são para famílias de baixa renda. O design desse complexo residencial agrupa blocos habitacionais econômicos. Uma casa de repouso foi substituída por um complexo com 33 unidades com telhado verde. Técnicas sustentáveis foram incorporadas no design do telhado e parede verdes. Dois quartos no andar superior estão ligados por uma ponte de treliça que envolve um pátio central. Todas as unidades dão para esse pátio e todos os dormitórios de cada unidade têm acesso à iluminação e ventilação naturais.
The North Parker
Projeto de arquitetura de Jonathan Segal
Local: San Diego, EUA
Esse projeto de habitação acessível abriga 27 unidades no andar acima do térreo e quatro conjuntos comerciais, que consistem em dois restaurantes, um bar de degustação de cerveja, e um escritório de arquitetura, todos interagindo um com o outro. Múltiplas entradas através dos diferentes pontos do projeto arquitetônico permitem que as pessoas passem da área comercial ao longo da rua, ao jardim e pátio internos e então, pelas escadas, subam até o segundo andar, residencial. Os inquilinos entram em suas unidades pelos pátios semiprivados erguidos um pouco acima do nível da calçada.
160 Massachusetts Avenue Tower, Berklee College of Music
Projeto de arquitetura de William Rawn Associates
Local: Boston, EUA
Esse prédio de uso misto com 16 andares cria um centro de gravidade e uma forte identidade para o campus da Berklee College of Music em Boston. O que mais se destaca é um espaço de performances/jantar que fica de frente para uma via pública importante da cidade, mostrando as performances dos alunos pela noite. Doze andares, com capacidade para 380 estudantes, além de uma academia de ginástica e salas para práticas musicais, ficam sobre esse espaço de performances. Lounges com pé direito duplo nos andares residenciais conectam dois andares de estudantes, ajudando a construir o senso de comunidade. Em suporte aos programas da Berklee em tecnologia musical, dois andares abrigam o maior estúdio de gravação de New England.
John C Anderson Apartments
Projeto de arquitetura de WRT
Local: Filadélfia, EUA
O JCAA é uma habitação sênior com 56 unidades a preços acessíveis, localizado na vizinhança de Washington Square West, uma área histórica de Filadélfia. Uma parceria público-privada entre o DMH Fund (uma ong focada nas necessidades de jovens e idosos da comunidade LGBT) e uma construtora com larga experiência em habitações acessíveis, tornaram o projeto possível. O envolvimento do DMH Fund possibilitou com que seus membros pudessem ter participação ativa em todas as fases do projeto arquitetônico e construção, além de terem voz ativa nas principais decisões que precisassem ser tomadas. O JCAA é o primeiro projeto de habitação sênior que apoia a causa LGBT no leste dos EUA com um envolvimento tão direto da comunidade, o que os deixa muito orgulhosos.
La Casa Permanent Supportive Housing
Projeto de arquitetura de Studio Twenty Seven Architecture/Leo A Daly
Local: Washington DC, EUA
La Casa é um alojamento de apoio permanente projetado para o Distrito de Columbia. Ao invés de funcionar como um abrigo, La Casa proporcionará habitação permanente para 40 homens. Os arquitetos foram felizes em terem um cliente municipal interessado em um design de qualidade, que viesse de encontro ou até ultrapassasse as construções adjacentes. Como o primeiro projeto permanente do tipo na cidade, La Casa é um importante marco para o Distrito e seu esforço em redefinir o conceito de habitação para a comunidade sem teto.