Kengo Kuma completa a maior Roastery Reserve Starbucks do mundo em Tóquio

arquitetura-starbucks-3.jpg

As portas estão abertas para a maior Starbucks do mundo, já que a mais nova Roastery Reserve (Reserva de Torrefação) é revelada no bairro de Nakameguro, em Tóquio. É também a primeira a ser projetada em colaboração com um arquiteto local a partir do zero, apresentando um exterior de madeira leve trazido à vida pelo arquiteto japonês Kengo Kuma.

arquitetura-starbucks-3.jpg

A Starbucks pretende criar uma experiência de café imersiva, seguindo as outras quatro Roastery Reserves que abriram globalmente nos últimos cinco anos como exemplo. Ao entrar em uma planta aberta, a arquitetura guia os clientes através da arte da torrefação, preparação e criação de cafés artesanais. Enquanto isso, a equipe de design teve o cuidado de incorporar a tradição local.

arquitetura-starbucks-3.jpg

A Starbucks conversou com mulheres e artistas locais para desenvolver o design de interiores, que leva o uso de madeira leve do exterior para o interior. Destaca-se também um teto iluminado composto de formas geométricas inspiradas na arte do origami. A madeira utilizada no teto é de origem local e foi tratada com uma técnica tradicional que a impede de envelhecer.

arquitetura-starbucks-4.jpg

O design foi inspirado nas flores de cerejeira que abraçam o rio Meguro nas proximidades, reproduzidas várias vezes em todo o espaço. Graças às paredes de vidro e aos terraços que se dobram no tecido da vizinhança, os clientes poderão contemplar as árvores da estação quando estiverem desabrochando. No interior, as flores de cerejeira de cobre decoram o maior barril de torrefação de café da Starbucks do mundo, que alcança quase 17 metros e permeia todos os quatro andares.

arquitetura-starbucks-5.jpg

A cor única do barril é equilibrada contra a madeira que foi levada para o interior para dar à loja um brilho encontrado em toda a arquitetura tradicional japonesa. O barril foi construído usando uma tradição de batidas no cobre conhecida como tsuchime, onde a cada pessoa envolvida na construção do torrefato foi oferecida a oportunidade de martelar uma porção para criar sua textura e padrão.

arquitetura-starbucks-6.jpg

Com mais de 9700m2, a experiência “totalmente imersiva” de quatro andares ultrapassa a Shanghai Roastery como a maior do mundo. Uma escadaria arejada leva ao segundo andar, onde os clientes serão transportados para a tradição do chá japonês no maior bar Teavana do mundo. No terceiro andar está o primeiro bar de coquetéis do Starbucks no Japão, chamado Arriviamo, que teve sua estreia na Itália. O menu contará com coquetéis inspirados no café e no chá, incluindo o nakameguro sspresso martini.

arquitetura-starbucks-7.jpg

Finalmente, o quarto andar é o lar da “sala de inspiração amu”, inspirada no conceito “amu”, que significa “unir” em japonês. O espaço pretende servir como uma plataforma para conversas de impacto social, convidando criadores de mudança e pensadores criativos de todo o Japão. O primeiro evento em abril vai celebrar o papel das mulheres líderes no Japão.

arquitetura-starbucks-8.jpg

O envolvimento da Kengo Kuma com a Starbucks continua com uma série de colaborações com a gigante do café. Nós mesmos já fizemos uma matéria sobre outro projeto do arquiteto para a Starbucks. Veja aqui esta matéria

Informações do projeto

Empresa: Starbucks

Arquiteto: Kengo Kuma

Projeto: Starbucks Reserve Roastery, Tóquio

Localização:  Tóquio, Japão

Fonte deste artigo: DesignBoom

Gosta de Interiores? Então participe do curso Design de Interiores com Gisele Taranto que vai ocorrer nos dias 22 e 23/03/2019 em única apresentação, na Unidade Botafogo do Instituto Bramante de Arquitetura e Design, no Rio de Janeiro, RJ. Clique aqui e saiba mais!