Lean Construction – Conheça os 5 Segredos da Construção Enxuta
Conheça cinco segredos da construção enxuta, melhore a agilidade e o desempenho global de sua obra
O Gerenciamento de Obras bem executado é fundamental para que o custo, a qualidade e o prazo estabelecidos no planejamento e orçamento de obras sejam atingidos com sucesso.
O Lean Construction, ou Construção Enxuta, como foi traduzido para o português, é um dos conceitos usados no Gerenciamento de Obras. Derivado do Lean Production (produção enxuta) que foi desenvolvido pela Toyota em 1940, ambos tem o mesmo princípio, a filosofia do Lean Thinking (pensamento enxuto), que pode ser aplicada em diversas áreas. Este conceito foi aplicado pela primeira vez para a construção civil por um pesquisador finlandês, Lauri Koskela, em 1992 em um trabalho desenvolvido pela Universidade de Standfor, EUA. Desde então começou a ser usado na prática do Gerenciamento de Obras Civis e anualmente é debatido por um grupo mundial de pesquisadores de Lean Construction, IGLC – Internacional Group for Lean Construction.
Para simplificar a compreensão desse conceito, que é extremamente amplo, destacamos os 5 principais pontos do Lean Construction.
1- Redução da Variabilidade
Redução de variabilidade nada mais é do que uma padronização dos processos, possibilitando maior qualidade e evitando desperdício, pois quando há um padrão a chance de algo precisar ser refeito é bem menor.
A escolha dos fornecedores também deve seguir essa mesma lógica de raciocínio, quando adquirimos materiais padronizados, agiliza o processo de construção, evitando atrasos na troca de materiais defeituosos. Simplesmente isso ajuda a garantir a qualidade e uniformidade do produto final.
2- Redução de Desperdícios
Atualmente o tema meio ambiente é bastante falado e gera certa preocupação no mercado de construção civil. A quantidade de lixo que é produzida diariamente no mundo coloca empresas que reduzem o lixo produzido em destaque no mercado. A construção enxuta presa por diminuir a quantidade de materiais desperdiçados durante a obra.
Contudo, o desperdício não se refere apenas a materiais, mas também a custo de mão de obra. Toda vez que um trabalho é refeito, isso gera perda de tempo, material e, obviamente, dinheiro.
3- Aumento do valor do produto
É de extrema importância que todas as necessidades do cliente e dos usuários daquele empreendimento sejam esclarecidas antes da iniciação do processo. Quanto mais detalhada for a necessidade do cliente e do cliente final, melhores são as chances da obra concluída atender a todas as exigências. Ou seja, investir em uma boa pesquisa de mercado específico pode trazer como retorno um maior cumprimento das necessidades expostas e assim ter um produto final com mais valor. Como por exemplo, se o público-alvo do seu projeto for criança, não podemos esquecer dos pais, ou acompanhantes dessa criança. Uma pesquisa com esses usuários indiretos pode ser o diferencial entre um produto final bem sucedido ou não.
++ Participe do curso de Gerenciamento de Obras Civis do Instituto Bramante
4- Aumento da Transparência
Uma das questões fundamentais para o bom desenvolvimento de uma obra é o acompanhamento de produtividade e desempenho dos trabalhadores. Às vezes coisas simples como melhorar a organização, o ambiente, limpeza e segurança podem aumentar muito a produtividade dos mesmos funcionários. A transparência na gestão precisa de um canal de comunicação interno eficiente, para que o gerente tenha como saber e acompanhar todos os itens e o passo a passo de todos os processos.
5- Redução do Tempo de Ciclo
Tempo de ciclo nada mais é do que a soma de todo o tempo gasto para a realização de determinadas tarefas. A redução desse tempo vem da filosofia do Just In Time (JIT), que basicamente é a produção por demanda. Este modo de pensar preza pela hora exata de executar cada função que determina que tudo deva ser produzido, comprado, transportado e, principalmente, entregue na sua hora apropriada. Existem inúmeras vantagens em adotar esse método, uma delas é a gestão simplificada, uma vez que existe uma quantidade menor de produtos e serviços a serem gerenciados, um em cada determinado período.
Um dos grandes problemas da construção civil é a quantidade de incertezas e imprevistos que podem ocorrer até a conclusão do projeto. Cada obra é única, por isso a mão de obra local disponível, a disponibilidade de matéria prima e o equipamento a ser utilizado irão determinar o desenvolvimento de cada projeto. Por isso essa metodologia, que abrange vários itens, pode ser aplicada em diferentes etapas e nas mais variadas questões. O principal ponto é entender o conceito e ter uma visão aplicada para cada projeto. Avaliar onde cada princípio desses pode ser aplicado e adequá-los ao seu projeto.
O Lean Construction é uma ideia que se baseia em redução de custos e gastos, otimização de tempo e espaço sem aumentar o prazo de entrega e nem perder a qualidade do produto final. É importante sempre ter em mente que este processo envolve a constante busca por melhorias e que a organização e disciplina são fundamentais para a implementação do conceito de construção enxuta.
Gostou do artigo? Então participe do nosso Curso de Gerenciamento de Obras Civis e aprenda os modernos conceitos, ferramentas, técnicas de gerenciamento e desenvolva uma visão estratégica e sistêmica acerca dos empreendimentos da construção civil, de forma a aumentar sua eficiência, flexibilidade e agilidade na tomada de decisões gerenciais.
Cursos relacionados: