Lighting Design Awards
Conheça o vencedor na categoria Hotéis e Restaurantes deste importante prêmio mundial.
Vencedor: FIVE Palm Jumeirah, Dubai, Emirados Árabes
Escritório premiado: Inverse Lighting Design, Inglaterra
Ano: 2018
Um resort à beira-mar visionário que mistura o frescor da Califórnia e o espetáculo de Dubai, o FIVE Palm Jumeirah compreende 477 quartos e suítes através de dezesseis andares. Apresentando um impressionante design de anfiteatro com um exclusivo cubo de vidro central e uma piscina de 60 metros de comprimento, o hotel também abriga dez restaurantes, boate, spa, piscina na praia, clube infantil e áreas de saúde e bem estar.
Diferentemente de qualquer outro lobby de hotel, o FIVE Palm Jumairah foi projetado com uma entrada icônica de tirar o fôlego. O lobby acolhe os hóspedes no coração espiritual do edifício, criando uma experiência transcendental com vistas sobre a piscina, a perspectiva da Marina de Dubai e os horizontes oceânicos. Foi extremamente importante que a iluminação complementasse essa ideia para realçar sua beleza. O projeto conseguiu isso com sucesso, mantendo uma abordagem intransigente para a iluminação do resto do projeto, proporcionando o bem estar que os hóspedes desfrutam.
++ Conheça nosso Curso de Lighting Design – Projeto e Prática
O resultado é um esquema de iluminação que o primeiro resort urbano do gênero na região merece. A Inverse Lighting Design foi contratada para projetar a iluminação interior e exterior da edificação. O elemento de design mais marcante do projeto é o cubo de vidro, que fica no centro, abrigando uma intricada criação de madeira inspirada no arco aguçado islâmico e na estrutura do DNA. Depois de vários mock-ups e ensaios, a Inverse tomou uma decisão deliberada para iluminar a escultura com as fontes de luz que estão abaixo do piso para uma visão tridimensional eficaz da estrutura impressionante.
O resultado foi um belo objeto dramático, que se tornou peça central do hotel. A iluminação exterior foi concebida para ser sutil e para complementar a arquitetura e a paisagem – para agradar aos olhos sem comprometer a luminosidade necessária do solo.
As fontes de luz lineares estão ocultas no perímetro do arco, enquadrando o edifício com brilho. As árvores ao longo da piscina foram iluminadas para criar um ritmo. A piscina é delineada com fontes de luz LED lineares escondidas no perímetro, além de um número mínimo de luzes de piscina. A iluminação de contorno de baixo nível foi projetada para enquadrar os canteiros. Foi um desafio significativo atender a exigência LEED.
Vários cálculos foram realizados para garantir que a iluminação estivesse dentro dos limites requisitados. Projetado por Yabu Pushelberg, Nao Taniyama e Joyce Wang Studio, os interiores apresentam uma paleta de cores neutras calmantes que trabalham em harmonia ao lado de acabamentos de bronze escovado e verde azulado. A Inverse desenvolveu um esquema de iluminação que induz emoções agradáveis, cria estilos e funções conforme necessário para tarefas visuais. A iluminação cria brilho e acentuação em recursos, enquanto ajusta a calma e o estado ao interior do luxo. As fontes luminosas selecionadas para o interior são principalmente LED para atender aos requisitos LEED.
As cenas noturnas criam uma atmosfera agradável para os hóspedes e moradores desfrutarem de um panorama de vistas de tirar o fôlego.
Créditos:
Yabu Pushelberg – design de interiores
Nao Taniyama – design de interiores
Joyce Wang Studio – design de interiores
Studio Paolo Ferrari – design de interiores
Topo Design Studio – paisagismo
FIVE Real Estate Development – arquitetura
Fonte: https://awards.lighting.co.uk/winners-2018/
Gostou do artigo? Então participe do nosso Curso de Iluminação Artificial em Restaurantes e Escritórios e que vai acontecer nos dias 06 e 13 de julho de 2019
Cursos em destaque:
Design de Interiores com Gisele Taranto