Um abraço da cidade – A resposta de MAD Architects para o Centro Cívico de Jiaxing
MAD Architects, liderado por Ma Yansong, lançou seu projeto para o Centro Cívico de Jiaxing. O esquema marca o mais recente projeto público importante na cidade de Jiaxing projetado pelo MAD, depois que seu projeto para a Estação de Trem de Jiaxing foi revelado no início deste ano.
++ Curso de Revit Architecture 2022. Saiba mais >>
Com vistas elegantes do rio e vegetação exuberante, o Centro Cívico de Jiaxing está situado ao longo do eixo central da cidade. O projeto ocupa uma posição de destaque; adjacente ao Lago Sul, um lago histórico no sul de Jiaxing, e ao Central Park, o maior parque da cidade. O local também fica próximo ao canal do rio Haiyan, que conecta as duas cidades de Jiaxing e Haiyan. Com uma área de aproximadamente 130.000 metros quadrados, a área contém três locais: o Museu de Ciência e Tecnologia, o Centro de Atividades Femininas e Infantis e o Centro de Atividades Juvenis, formando uma área total de construção de 180.000 metros quadrados.
“Um centro cívico, antes de mais nada, deve ser um lugar que atrai as pessoas; um lugar onde crianças, jovens, idosos e famílias estão dispostos a se reunir diariamente e semanalmente. Criamos um anel ondulante para servir como um sala de estar tipo jardim para a cidade: um abraço.” – Ma Yansong
A forma espacial do projeto (à esquerda) e La Danse, de Matisse (à direita)
Para o Jiaxing Civic Center, MAD concebeu uma entidade artística à escala urbana; onde formas arquitetônicas e paisagens se fundem. Com um grande gramado circular como peça central, o projeto é aquele em que pessoas e edifícios podem interagir e compartilhar; formando um novo espaço urbano mais aberto, íntimo e dinâmico. Os três locais do centro estão ligados “de mãos dadas”, delimitados por um telhado circular para formar uma única entidade. O fluxo orgânico das linhas ao longo do projeto ecoa a suavidade e a graça das antigas cidades de canal que revestem as margens sul do Yangtze Rio no leste da China.
O gramado circular central que ancora os edifícios permite que os grandes volumes arquitetônicos se dissipem e se dissolvam na paisagem. Adjacente ao Lago Sul, o edifício à beira-mar fica dentro do parque central, coberto com painéis de cerâmica branca produzidos localmente. Os painéis respondem às tradicionais coberturas de telha da vila local, enquanto também aumentam a eficiência econômica e energética do projeto.
++ Curso de SketchUp Pro 2021. Saiba mais >>
Enquanto isso, o teto flutuante do projeto forma um horizonte contínuo, como uma lona soprada pelo vento, trazendo uma sensação suave de envolvimento à forma. Esteja você no gramado central, fora do parque ou nas ligações e caminhos do prédio, o cenário parece mudar com o seu movimento.
Os espaços de exibição, teatro, educação, atividade, entretenimento e outros usos são organicamente entrelaçados para se complementar. Ao evitar a duplicação desnecessária de espaços de serviço, o projeto oferece mais espaço para as pessoas e a natureza, e aprimora os atributos de economia de energia do edifício. O gramado de 6.000 metros quadrados torna-se um novo tipo de espaço público urbano, onde cada cidadão pode se reunir, descansar e brincar, além de participar de diversas atividades ou visitar exposições.
O primeiro andar do centro pode ser usado de várias maneiras, seja para atividades diárias, ou como uma praça ao ar livre para grandes eventos culturais urbanos.
Além do espaço verde central, o esquema contém espaços abertos e íntimos adicionais que conectam as pessoas ao ar livre e à natureza. Entre eles, o terraço do segundo andar do terreno cria um corredor paisagístico de 350 metros e uma pista de corrida.
O público pode subir em direção à trilha do espaço verde central para caminhar ou se exercitar, ou visitar o anfiteatro e a praça submersa no lado leste, antes de percorrer o parque florestal além do centro para desfrutar da natureza.
As árvores originais do local, que atingiram uma idade impressionante, são preservadas tanto quanto possível, informando o desenho da paisagem para formar um novo parque natural. No meio do verde da floresta encontram-se caminhos e passagens sinuosas pelos edifícios recobertos, onde se pode caminhar por entre as árvores e apreciar a vista ribeirinha.
Um terraço em cascata, virado para a vegetação central no interior do edifício, dialoga com o telhado branco curvo. Os elementos se interligam e se sobrepõem em vários espaços semi-externos, separados por vidros minimalistas do chão ao teto, borrando o interior e o exterior.
Jiaxing tem um status histórico único na China. A visão do esquema de MAD, abrangendo inovação, coerência, respeito pelo ambiente, abertura e partilha, ressoa com o patrimônio histórico desta cidade, tornando este edifício público municipal um local que valoriza o sentimento de pertencimento e felicidade dos cidadãos. Ao explorar a relação entre a cidade, a natureza e as humanidades, MAD visa criar um ambiente urbano acessível a todos, oferecendo espaços naturais abertos e amigáveis. Aqui, a arquitetura permite que os cidadãos visualizem um projeto espiritual de sua vida ideal no mundo acelerado e ganhem uma noção do futuro promissor a ser criado por meio do desenvolvimento positivo da cidade.
A previsão é que o Centro Cívico de Jiaxing seja concluído em 2023.
Fonte: MAD Architects
Tradução e adaptação: Instituto Bramante