MAD concebe o Grande Teatro Yiwu como um barco flutuante
Em 2018, Yiwu, cidade da província de Zhejiang, sediou um concurso internacional de arquitetura para projetar o “Grande Teatro de Yiwu“. O concurso foi parte de um esforço da cidade para se elevar de um centro de comércio bem sucedido, para um centro de cultura. Os finalistas da competição incluíam Arata Isozaki (Vencedor do Pritzer 2019), Christian de Portzamparc (que projetou a Cidade das Artes/Rio), GMP e KDG, no entanto, foram os arquitetos MAD, liderados por Ma Yansong, que ficaram no topo. Já foi anunciado que o design do teatro da MAD será realizado no rio Dongyang de Yiwu.
Com as montanhas da região como pano de fundo e a água como palco, o design da MAD Arquitetos aparece como um barco flutuando no rio. Camadas de velas de vidro, que lembram os navios chineses de sucata que outrora transportavam mercadorias através das águas, envolvem o edifício como um dossel de proteção. Enquanto suas sutis curvas ecoam o estilo Jiangnan da antiga arquitetura vernacular típica da região. Enquanto isso, a transparência e a leveza do material expressam a textura do tecido fino e sedoso, criando um ritmo dinâmico que os faz parecer que estão soprando ao vento.
Acessível de todas as direções, o teatro é conectado a terra com pontes para acesso de pedestres e veículos. Além disso, o esquema apresenta um anfiteatro e uma grande praça aberta que se estende até a água em sua extremidade sul. Em outros lugares, os terraços ajardinados oferecem vistas elevadas dos arredores do local e áreas de contemplação silenciosa: uma experiência natural no contexto urbano. Internamente, o design acomoda um grande teatro de 1.600 lugares, um teatro médio de 1.200 lugares e um centro de conferências internacional que pode acomodar até 2.000 pessoas.
Para reduzir o consumo total de energia, a MAD concebeu o teatro com um design solar passivo. A parede cortina de vidro semitransparente foi desenvolvida para atuar não apenas como um sistema de sombreamento, mas também para otimizar o uso de luz natural nos espaços públicos internos, formando um efeito estufa solar no inverno. Enquanto isso, no verão, serve como sistema de ventilação, melhorando a circulação do fluxo de ar dentro e fora do edifício. A construção do “Grande Teatro de Yiwu” deverá começar em 2020.
Informações do Projeto:
Nome: Grande Teatro de Yiwu
Localização: Yiwu, China
Área de construção: 95.290 m2 (Solo: 48.942 m2. Subterrâneo: 46.348 m2)
MAD Arquitetos
Principais parceiros responsáveis: Ma Yansong, Dang Qun, Yosuke Hayano
Parceiros associados: Fu Changrui, Liu Huiying
Equipe de design: Zhu Yuhao, ChengwenZzheng, Miyamoto Kazushi, Li Shang, Ma Yin, Jordan Demer, Wenjia Guo, Zix Zixiao
Fonte: Designboom