Arquitetura fluida: Obras do Museu Lucas avançam em Los Angeles
O Lucas Museum of Narrative Art anuncia as últimas atualizações da construção de sua nova casa escultural em Los Angeles com arquitetura de MAD Architects . O primeiro de seu tipo, o espaço será dedicado ao ‘significado e impacto da arte narrativa’. Tomando forma no Parque de Exposições da cidade da Califórnia, o edifício de cinco andares e 27.870 metros quadrados alcançou grandes marcos. O parque e os jardins estão se integrando ao campus, enquanto a coleção do museu está se expandindo – tudo em preparação para a inauguração prevista para 2025.
Fachada complexa ganha forma em Los Angeles
No centro do campus de mais de 4 hectares do Lucas Museum está o novo edifício fluido projetado por Ma Yansong, da MAD Architects, com Michael Siegel, da Stantec como arquiteto executivo. A arquitetura é influenciada pelas grandes árvores do Parque de Exposições de Los Angeles, que “fornecem locais de abrigo e encontro”. O edifício tomará forma como uma extensão dessas copas de árvores, criando um local de encontro em sua praça central.
A superfície orgânica do edifício é realizada com um conjunto de mais de 1.500 painéis curvos de polímero reforçado com fibra de vidro (FRP), cada um com formato exclusivo e posicionado para criar o todo. A instalação destes painéis na fachada sul já começou, como um marco importante na construção do projeto.
Sandra Jackson-Dumont, Diretora e Diretora Executiva, comenta: “É energizante ver como todos os aspectos deste novo equipamento público estão tomando forma. Acreditamos que a arte narrativa pode nos conectar e ajudar a moldar uma sociedade mais justa. Como resultado, cada elemento desta instituição contribui para essa ideia – o local é uma manifestação física disso.
O campus com seu edifício icônico e barriga arqueada que cria um dossel, juntamente com as mais de 200 árvores que se enraízam no parque, juntos criam outro local de encontro da comunidade com sombra muito necessária para nossos vizinhos e outros que usarão o local. Outra manifestação dessa ideia é a maravilhosa coleção de arte narrativa do museu que apresenta perspectivas multifacetadas através das histórias que os humanos contaram ao longo da história .
Por meio desses trabalhos, esperamos iniciar conversas complexas e diferenciadas que possam impactar a maneira como as pessoas entendem o mundo, mas talvez até o que elas decidem fazer no mundo. Estamos entusiasmados em compartilhar esse progresso significativo e espero manter o público informado à medida que avançamos.”
Dentro do Museu Lucas de Arte Narrativa
O Lucas Museum of Narrative Art apresentará uma nova coleção diversificada de obras de arte em Los Angeles. As obras vão desde mosaicos romanos antigos até pintura renascentista e fotografia contemporânea, e representando diversas culturas e mídias artísticas, a coleção do museu demonstrará a amplitude de temas e pontos de vista com os quais a arte narrativa pode envolver públicos dinâmicos e diversos.
Pilar Tompkins Rivas, curadora-chefe e vice-diretora de curadoria e coleções, continua: “Através da arte narrativa, pessoas de todas as idades e origens podem encontrar conexões entre suas vidas e as vidas de outras pessoas em todas as épocas, culturas e regiões do globo.”
Plantando a paisagem bucólica
O parque e os jardins do Lucas Museum of Narrative Art serão desenhados por Mia Lehrer do Studio-MLA. No local, uma paisagem expansiva e multifacetada se integrará ao edifício e substituirá o estacionamento asfaltado que outrora ocupou o lugar.
Como estacionamento, o escoamento da água era direcionado para o sistema de esgoto da cidade. Uma vez que a paisagem esteja concluída, um sistema de captação de chuva irá utilizar esta água para irrigação. Outras características do parque e jardins incluirão o anfiteatro, um jardim suspenso e uma ponte para pedestres – todos agora tomando forma.
Informações do projeto:
Título do projeto: Lucas Museum of Narrative Art
Arquitetura: MAD Arquitetos
Arquiteto executivo: Stantec (Michael Siegel)
Local: Los Angeles, Califórnia
Parceiros: Ma Yansong, Dang Qun, Yosuke Hayano
Equipe de competição e design: Kin Li, Tiffany Dahlen, Daniel Weber, Jordan Kanter, Daniel Gillen, Wu Kaicong, Zhao Wei, Flora Lee, Jonathan Kontuly, Carmen Carrasco, Jacob Hu, Satoko Narishige, Zhu Yuhao, Casey Kell, Matthew Pugh, Kazushi Miyamoto, Ben Yuqiang, Hiroki Fujino, Chris Nolop, Kek Seow, Younjin Park, Brecht Van Acker, Andrea D’antrassi, Zhang Yiran, Pouya Goshayeshi, Dora Lam, Victor Tung, Steven Park Chaffer, Sean Tan, Sheenam Mujoo, Dookee Chung, Cesar D. Pena Del Rey, Valeria Pestereva, Wang Yiqi, Dmitry Seregin, Lin Yuyang, Che-hung Chien, Zhang Lu, Zeng Hao, Young Koo Kang, Shen Han
Fonte: Designboom
Tradução e adaptação: Instituto Bramante