Madeira transparente pode ser a janela do futuro
O pedaço de vidro da foto acima foi feito de madeira. O trabalho de pesquisa do Laboratório de Produtos Florestais americano sobre o uso de madeira para criar janelas transparentes está fazendo grandes avanços. (Foto USDA Forest Service)
Será que olhar através das árvores é a visão de um futuro mais verde? Árvores substituindo painéis transparentes de vidro em suas janelas não são um trabalho de ficção científica. Está acontecendo agora.
O pesquisador do Laboratório de Produtos Florestais americano (FPL) Junyong Zhu, em colaboração com colegas da Universidade de Maryland e da Universidade do Colorado, desenvolveu um material de madeira transparente que pode ser a janela do amanhã. Os pesquisadores descobriram que a madeira transparente tem o potencial de superar o vidro atualmente usado na construção em quase todos os sentidos.
Suas descobertas foram publicadas no Journal of Advanced Functional Materials em seu artigo, “ Uma madeira transparente, forte e com isolamento térmico para janelas com eficiência energética”.
Embora o vidro seja o material mais comum usado na construção de janelas, ele tem um preço econômico e ecológico caro.
O calor é facilmente transferido através do vidro, especialmente quando em painel único, e aumenta as contas de energia quando escapa durante o tempo frio e penetra quando está quente. A produção de vidro na construção também traz uma grande pegada de carbono. As emissões de fabricação são de aproximadamente 25.000 toneladas métricas por ano.
Agora, a madeira transparente desponta como um dos materiais mais promissores do futuro.
A madeira transparente foi criada quando a madeira da árvore balsa, de crescimento rápido e baixa densidade, foi tratada em temperatura ambiente, com um banho de oxidação que a tornou quase totalmente visível. A madeira foi então penetrada com um polímero sintético denominado álcool polivinílico (PVA), criando um produto praticamente transparente.
Imagem ilustrativa de madeira balsa, o mesmo tipo usado no experimento.
O novo material é muito mais leve e mais durável, podendo suportar impactos muito mais fortes do que o vidro e, ao contrário do vidro, entorta ou estilhaça em vez de se estilhaçar.
Mudar para madeira transparente também pode ser rentável. É aproximadamente cinco vezes mais eficiente termicamente que o vidro, reduzindo os custos de energia. É feito de um recurso sustentável e renovável com baixas emissões de carbono. Também é compatível com os equipamentos de processamento industrial existentes, tornando a transição para a fabricação uma perspectiva fácil.
Com esses benefícios potenciais para consumidores, manufatura e meio ambiente, este incrível material pode ser a mais nova janela do futuro.
Fontes: USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos)
Tradução, edição e adaptação: Instituto Bramante