O arquiteto israelense Moshe Safdie receberá a medalha de ouro do Instituto Americano de Arquitetos (American Institute of Architects – AIA) – a AIA Gold Medal. O arquiteto, que vive em Boston, é famoso principalmente pelo projeto arquitetônico do complexo hoteleiro Marina Bay Sands, em Singapura, local que sedia o Festival Mundial de Arquitetura (World Architecture Festival).

Moshe Safdie também é conhecido pelo projeto arquitetônico Habitat 67, uma habitação modular experimental que foi apresentada em 1967, no World Expo, em Montreal, que tinha como objetivo mostrar uma visão sobre o futuro das cidades.

Moshe Safdie Receberá a Medalha de Ouro do Instituto Americano de ArquitetosMarina Bay Sands, projeto arquitetônico mais famoso de Moshe Safdie.

Moshe Safdie Receberá a Medalha de Ouro do Instituto Americano de ArquitetosMarina Bay Sands, projeto arquitetônico mais famoso de Moshe Safdie.

Moshe Safdie Receberá a Medalha de Ouro do Instituto Americano de ArquitetosMarina Bay Sands, projeto arquitetônico mais famoso de Moshe Safdie.

Moshe Safdie Receberá a Medalha de Ouro do Instituto Americano de ArquitetosHabitat 67, outro projeto arquitetônico famoso de Moshe Safdie.

Atualmente, o escritório de arquitetura de Moshe Safdie está trabalhando no projeto arquitetônico de uma enorme estufa, que inclui uma queda d’água e um jardim, dentro do aeroporto Jewel Changi, de Singapura. Esse projeto arquitetônico busca reinventar o papel do aeroporto, ao criar um espaço público compartilhado sob um teto de vidro. Também está sob a responsabilidade do escritório do arquiteto israelense um projeto arquitetônico chamado Colombo, um arranha-céu em fase de construção, no Sri Lanka, que compreende duas torres, sendo uma apoiada na outra.

Moshe Safdie Receberá a Medalha de Ouro do Instituto Americano de ArquitetosProjeto arquitetônico de estufa em aeroporto de Singapura, do escritório de Moshe Safdie.

Moshe Safdie Receberá a Medalha de Ouro do Instituto Americano de ArquitetosResidencial Colombo, projeto arquitetônico do escritório de Moshe Safdie em andamento.

Na sua carta de nomeação, Mike Davis, presidente da Sociedade dos Arquitetos de Boston, escreveu: “Moshe Safdie continua a praticar a arquitetura no sentido mais puro e mais completo da palavra, sem se preocupar com modismos, com uma fome por seguir ideais e ideias de todo o mundo no seu ensino, na sua escrita, na sua prática e pesquisa.”.

A AIA Gold Medal é a maior homenagem do Instituto Americano de Arquitetos e é concedida anualmente para um indivíduo cujo trabalho se espera ter uma influência duradoura na teoria e na prática da arquitetura. No ano passado, a arquiteta Julia Morgan se tornou a primeira mulher a receber a AIA Gold Medal, 56 anos após sua morte.

O prêmio será entregue ao arquiteto israelense na Convenção Nacional da AIA 2015, em Atlanta. O nome de Moshe Safdie também será esculpido na parede de granito do lobby da sede da AIA, em Washington DC.