Sófia, capital da Bulgária, recentemente inaugurou um museu dedicado às crianças com uma arquitetura curiosa. O centro de ciências Muzeiko foi anunciado como o primeiro museu do tipo no país construído na Europa Oriental pós-soviética.
O conceito do projeto arquitetônico do museu girou em torno da ideia de uma jornada no tempo e no espaço. São 3.250 metros quadrados de espaço, espalhados em três andares, que os visitantes podem percorrer e explorar. No andar mais baixo, as crianças podem explorar “O Passado”, através de exposições com temas que abordam a arqueologia, geologia e paleontologia. No térreo está “O Presente”, representado para os pequenos visitantes por exposições sobre o meio ambiente e as cidades contemporâneas. “O Futuro” ficou abrigado no terceiro e último andar, com espaço dedicado às exposições interativas que exploram tecnologias de ponta e viagens espaciais.
O projeto arquitetônico do museu, que faz alusão à topografia montanhosa da Romênia, ganhou o nome de “Little Mountains” – “pequenas montanhas”, na tradução para o português. Três formas esculturais – ou montanhas – se sobrepõem ao volume de vidro da estrutura retilínea, cada uma com seu esquema de cores e texturas particular fazendo referência às tradições artesanais indígenas do país. Uma das formas montanhosas (a verde), por exemplo, conta com padrões abstratos inspirados por materiais têxteis e bordados; a porção vermelha é inspirada nas cerâmicas esmaltadas; e a terceira, marrom, faz referência às tradicionais esculturas de madeira. Essa parte ‘montanhosa’ da arquitetura do museu foi feita em tons opacos.
A fim de deixar transparecer o interior e criar a sensação de um espaço aberto e transparente sobre as atividades que se passam dentro do museu, o projeto de arquitetura do “Little Mountains” utilizou vidro no revestimento de grande parte da estrutura. Essa arquitetura foi pensada exatamente para contrastar com a arquitetura da maioria dos museus do país, imponentes e monumentais.
A interatividade também foi pensada na arquitetura da construção – o museu das crianças conta com um playground de ciências no térreo, com uma turbina de vento e uma lagoa; um telhado verde e uma parede de escalada na cobertura; um espaço para atividades ao ar livre; e um anfiteatro.
O projeto de arquitetura é assinado pela firma nova-iorquina LHSA+DP. Ele foi encomendado pela Fundação America for Bulgaria, uma instituição de caridade criada para reforçar os laços entre os Estados Unidos e Bulgária.
Vista geral do projeto arquitetônico
Piso subsolo
Piso térreo
Primeiro andar
Projeto de arquitetura de LHSA+DP
Local: Sófia, Bulgária
Ano: 2015
Imagens de Roland Halbe