Maior Museu Flutuante de Arte Privado, na Ásia
O museu projetado pelo premiado MAD Architects acaba de iniciar sua fase de preparação da construção. Após a sua conclusão, o projeto ambicioso irá exibir mais de mil peças de tesouros nacionais chineses em sua exposição de estreia.
Em 2010, a “Comprehensive Experimental Zone” projeto em Pingtan, a maior ilha, na província de Fujian, foi lançada e a ilha decidiu tornar-se o local principal para o comércio e a comunicação cultural entre Taiwan e o continente. A ilha, atualmente uma base militar e um paraíso da pesca será rapidamente transformada em uma grande zona de desenvolvimento urbano.
No entanto, o próprio museu funciona como uma pequena ilha dentro da ilha, e está ligado à terra apenas por um pier ondulado, fazendo a ponte entre artificial e natural, cidade e cultura, tradição e futuro. O edifício do museu é um ícone e representa um earthscape na água.
Nas palavras do autor, a ilha é em primeiro lugar um espaço público e se transformou em um museu. Todos os componentes de sua magnífica paisagem natural, com ligação entre si, formando um espaço harmonioso, com as montanhas ao fundo. O edifício do museu ilha é construído em concreto, misturado com as conchas do mar local. O espaço interior, formado em torno dos movimentos de seus visitantes, assemelha-se às cavernas antigas.
Como o museu será construído em um ajuste da paisagem de uma cidade urbana, após a sua conclusão, ele irá gerar um novo espaço urbano para os habitantes de Pingtan, ainda inspirando-os a estar constantemente conscientes do impacto causado pelo tempo e pela natureza.
Fonte: Evolo