Toda gigante da tecnologia que se preze tem uma sede moderna, chamativa, e de porte bem considerável. Se não for assim é porque ainda não se considera um verdadeiro gigante da tecnologia. Deve ser por isso que a nova sede da Uber tem um projeto arquitetônico futurístico.
A Uber, empresa que oferece serviços de chamada de carona, tem crescido tanto que já é avaliada em U$50 bilhões. Recentemente a empresa revelou as primeiras representações da extensão da sua sede em Mission Bay, em São Francisco.
As duas novas construções adjacentes terão quase 130 mil metros quadrados de espaço total – o suficiente para abrigar alguns milhares de pessoas, de acordo com uma fonte familiar ao novo projeto arquitetônico. Hoje a empresa possui dois prédios em São Francisco.
A expectativa é que as duas novas adições fiquem prontas no fim de 2017, ou início de 2018, e praticamente tripliquem a presença que a Uber tem hoje na cidade.
Depois de recuar da proposta do escritório de arquitetura Gensler, para as sedes de São Francisco, a Uber apresentou o projeto arquitetônico da nova iorquina Shop Architects. O projeto de arquitetura mostra dois prédios separados conectados por um corredor de vidro, um pequeno parque e uma creche para as crianças dos funcionários.
Um dos prédios terá seis andares e o outro onze. Cada um atenderá necessidades diferentes dos funcionários. E aqueles que não morem na vizinhança podem se beneficiar da estrutura de transporte público da região.
O projeto arquitetônico subirá em uma área que foi apelidada como hub de biotecnologia e recentemente começou a atrair os olhares de grandes corporações.
Enquanto a Shop Architects foi a responsável pelo projeto arquitetônico como um todo, o design de interiores ficou por conta do Studio O+A.
Desde sua fundação em 2009, a Uber levantou mais de U$5 bilhões em financiamento, foi lançada em mais de 200 cidades por todo o mundo, e cresceu para mais de três mil funcionários – sem contar os milhares de motoristas que abastecem a companhia.
A nova sede da Uber irá competir com o novo escritório do Facebook, em Menlo Park, na Califórnia. Os gigantes Google e Apple também estão planejando projetos arquitetônicos futurísticos para novas unidades.