pb1Patrick Blanc, criador dos jardins verticais, diz que muitos os fazem da mas

Quai Branly Museum  em Paris, França. Projeto de arquitetura de Jean Nouvel e jardim vertical feito por Patrick Blanc. Foto: Patrick Blanc|

 

Os projetos de arquitetura com jardim vertical estão aparecendo cada vez mais em diversos locais do globo. Projetos paisagísticos lindos, majestosos, que trazem mais frescor ao entorno – sem contar a questão ecológica. Contudo, será que eles estão sendo feitos da maneira correta? Para Patrick Blanc, francês e pioneiro na criação dos jardins verticais, não. Ele diz que muitos os fazem da maneira errada.

Enquanto a criação de jardins verticais se torna cada vez mais presente por todo lugar, Patrick Blanc, que popularizou essa forma de usar o verde com economia de espaço, declarou para o jornal The Straits Times, de Singapura, que as pessoas não estão sabendo fazer o trabalho da forma como teria que ser.

E o francês sabe do que fala. Com 63 anos, ele é cientista no French National Center for Scientific Research, e especialista em jardim vertical. Muito disso graças às suas experiências na infância – os passeios com a mãe pelas florestas francesas mais tarde o levaram à criação de espetaculares paredes verdes. E ele se tornou um verdadeiro expert no assunto.

pb0

Foto: Patrick Blanc

 

Segundo Dr. Blanc, muitos profissionais não entendem tão bem assim como fazer um jardim vertical. Acham que, para economizar espaço, basta colocar várias plantas em uma parede e esperar que elas cresçam. E é aí que os erros mais comuns começam: a escolha de espécies erradas de plantas e até a seleção de muito pouca variedade, o que deixa a parede vulnerável. E mesmo quando as escolhas estão corretas, não há um cuidado posterior, e as plantas acabam morrendo. “As pessoas me dizem – ele comenta na matéria – ‘sim, jardins verticais são lindos, mas depois de um ano, está tudo morto’. Você precisa conhecer as plantas e seus hábitos, quais podem ser podadas e quando. As plantas precisam crescer em harmonia. Os jardins verticais podem ser construídos para durar muitos anos”.

Há vários tipos de jardins verticais, alguns com sistemas de irrigação mais complexos, outros bem simples com vasos pendurados em paredes. Aparentemente tudo muito simples. Mas os arquitetos precisam tomar cuidado para não incluir plantas em projetos arquitetônicos apenas porque é tendência. “Afinal de contas, uma cidade precisa parecer uma cidade. A criação dos espaços verdes precisa combinar com a beleza da arquitetura moderna. O equilíbrio é fundamental”.

pb2

A casa do Dr. Blanc também é seu local de trabalho. O escritório é cercado por uma bela parede verde e, abaixo do piso, há um aquário de 42m² com peixes tropicais. Foto: Patrick Blanc

 

pb3

One Central Park em Sydney, Austrália. Projeto de arquitetura de Jean Nouvel e jardim vertical feito por Patrick Blanc. Foto: Patrick Blanc