Persianas inteligentes controladas por iPad revestem toda a fachada de uma casa na Áustria

Sim, vivemos a era da tecnologia e da tão comentada internet das coisas. Por isso, não fica tão difícil imaginar – na verdade, conceber – que persianas inteligentes controladas por iPad possam revestir toda a fachada de uma casa na Áustria. Mesmo porque a arquitetura sempre andou lado a lado com os avanços tecnológicos. É muito interessante vermos essa combinação sendo bem aproveitada, de forma inteligente e com o objetivo de trazer mais conforto ao dia-a-dia das pessoas.

Persianas inteligentes controladas por iPad

Esse projeto arquitetônico residencial – chamado de House GT – em Linz, terceira maior cidade da Áustria, foi desenvolvido pelos arquitetos Andreas Dworschak e Wolfgang Mühlbachler, do escritório de arquitetura local Archinauten, para uma família composta por um casal de engenheiros de software e seus filhos. Linz, não coincidentemente, sedia anualmente o Ars Electronica Festival, um evento de arte digital e tecnologia.

Persianas inteligentes controladas por iPad

O projeto arquitetônico contempla uma fachada toda de vidro, para que os moradores possam apreciar a paisagem ao redor. Contudo, esse elemento acabaria criando um problema de privacidade. Por isso, os arquitetos planejaram uma série de persianas instaladas verticalmente por toda a fachada: um iPad controla eletronicamente as persianas que se abrem ou se fecham pela fachada de vidro, permitindo aos moradores revelar ou esconder a paisagem externa. Dispostas em duas fileiras, essas persianas articuladas se estendem pelos dois andares superiores para proteger os espaços de convívio familiar.

Persianas inteligentes controladas por iPad

Segundo a descrição dos arquitetos, “toda a fachada sul é coberta por um inteligente sistema de sombreamento acionado eletricamente, que funciona como um filtro de camadas que regulam a visibilidade e a quantidade de luminosidade solar”. Esse sistema reage às necessidades do usuário e influencia profundamente a aparência da fachada.

Perfurações circulares

As persianas, de aço, possuem pequenas perfurações circulares. Quando estão fechadas, essas perfurações recriam artificialmente no interior da residência o efeito de luz e sombra projetado pela folhagem das árvores. Como os arquitetos explicaram, esse padrão ‘malhado’ faz uma vaga referência à sombra que as árvores e as folhas teriam na superfície da fachada.

Persianas inteligentes controladas por iPad

Esse padrão segue dentro da casa, pelos painéis de MDF preto dispostos nas paredes, assim como no elevador que conecta os quatro andares da casa.

Persianas Inteligentes Controladas por iPad

Como o elevador é o único espaço do projeto arquitetônico sem vista, para compensar os arquitetos cobriram com grama artificial uma de suas paredes.

Persianas Inteligentes Controladas por iPad

No projeto arquitetônico, os dois andares inferiores da casa ficam parcialmente no subsolo. O lobby, que na arquitetura fica escondido sob um gramado em declive na frente da casa, contem uma área fechada, banheiro e vagas de estacionamento para hóspedes. No primeiro piso, que fica ligeiramente recuado do resto da fachada e parcialmente mascarado pelo gramado, há um escritório – marido e esposa trabalham em casa. As janelas mais altas projetadas pelos arquitetos são uma fonte de luz para o piso parcialmente submerso.

Persianas Inteligentes Controladas por iPad

De acordo com o projeto arquitetônico, três dormitórios estão situados atrás da fachada de vidro no segundo andar. Uma escada estreita nesse piso leva a um jardim. A sala de estar e a cozinha ficam na cobertura de vidro no piso superior, que também dá acesso ao jardim no fundo da casa.

Persianas Inteligentes Controladas por iPad

Os arquitetos optaram pelo terrazo salpicado e o assoalho de carvalho para o revestimento dos pisos. A área construída tem um total de 1054 metros quadrados. Os arquitetos também projetaram uma sauna e uma piscina no jardim, que podem ser construídos em uma segunda fase do projeto arquitetônico.

Persianas Inteligentes Controladas por iPad

 

Projeto de arquitetura da Archinauten
Local: Linz, Áustria
Fotografias de Kurt Hörbst