Daniel Libeskind, arquiteto nova-iorquino, começou seu projeto arquitetônico para Expo Milão 2015.Seus planos preveem um pavilhão sinuoso para a gigante estatal Vanke, maior incorporadora de imóveis da China. Sendo a primeira participante estrangeira da Expo, a empresa Vanke pretende usar sua presença para reforçar os laços sino-italianos e também para enaltecer as histórias por trás da rápida urbanização da China.
Sob a influência do tema do evento “Nutrir o Planeta, Energia para a Vida”, o pavilhão, vermelho, sinuoso, terá um design no estilo de um “shitang”, que em chinês significa “mesa”. “Queremos expressar nossa ideia de urbanização e comunidade através da experiência da comida. De fato, a comida é uma das formas mais efetivas de se compreender uma cultura: o ritual de comer e conversar é importante para toda comunidade porque ao comer junto é possível conhecer uns aos outros melhor”, disse o presidente da Vanke.
Além do tema central sobre alimentação do planeta, o pavilhão Shitang da incorporadora também pretende explorar em sua arquitetura os problemas sociais pelos quais a China passa como consequência da urbanização acelerada, como o sentimento de solidão dos casais que estão envelhecendo sem seus filhos, e a alienação das crianças de regiões rurais deixadas para trás por seus pais que partiram em busca de trabalho nas cidades grandes.
Haverá uma instalação interna chamada “virtual forest” (“floresta virtual”), com aproximadamente 300 telas multimídia que oferecerão um breve olhar sobre o papel da mesa de jantar nas comunidades chinesas, e esses sentimentos de solidão e alienação. Cada tela irá passar um filme de 8 a 10 minutos mostrando a vida ordinária de chineses espalhados pelo país e também explorarão o tema: “Construindo a Comunidade pela Alimentação”. O arquiteto desenvolverá a floresta virtual em conjunto com o designer Ralph Appelbaum, também de Nova Iorque, e o designer gráfico chinês Han Jiaying.
Antigos ensinamentos chineses, bem como a arte renascentista, influenciaram o projeto arquitetônico, cujo design sinuoso criará uma fluidez contínua entre o interior e o exterior do pavilhão. Inspirado no formato de uma pedra auspiciosa presente na pintura da paisagem chinesa, o pavilhão Shitang será revestido com telhas avermelhadas que parecerão escamas.
A arquitetura também contará com uma escadaria externa dando a volta em toda a estrutura, levando ao terraço, que funcionará como um espaço de refeições. De acordo com o presidente da Vanke, o pavilhão Shitang tem como objetivo proporcionar uma fotografia do dia-a-dia da China e servirá como um lembrete da importância das conexões humanas, em contraposição aos bens materiais.
O projeto arquitetônico do pavilhão Shitang já está em construção.
Projeto de arquitetura de Daniel Libeskind
Local: Expo Milão 2015