Projetos premiados: Australian Interior Design Awards 2019
Selecionamos 03 projetos vencedores do Australian Interior Design Awards 2019. Confira abaixo a seleção e a citação do juri:
Prêmio de Avanço da Sustentabilidade | 2019
Projeto premiado: Arup Melborne
Arquitetura: HASSELL em parceria com a Arup
Citação do júri: O júri elogiou a atenção demonstrada e cuidadosa da Arup Melbourne (empresa de projetos de infraestrutura) para todos os aspectos do design e desempenho sustentáveis, que também incorpora a sustentabilidade social através da participação de uma empresa social. A abordagem holística dos arquitetos para a sustentabilidade usa o bem-estar como um direcionador do resultado e, como tal, o design está embutido nos princípios da biofilia, vida saudável e comunidade. Uma abundância de vegetação em todo o interior e uma espécie de cortiça é usada no piso dos mezaninos e parte inferior como parte de uma paleta de materiais sustentáveis. O mais impressionante é um concierge e um café administrados pela empresa social Streat, que dá retorno à comunidade. O Arup Melbourne está no alvo para obter uma classificação de 6 estrelas do Green Star, com o edifício tendo como objetivo uma classificação Green Star de 6 estrelas e a classificação NABERS Energy de 5 estrelas. O arrendamento utilizará 100% de energia verde como parte do compromisso da Arup com a sustentabilidade, trabalhando para ser neutro em carbono até 2020.
Descrição do projeto: Em uma colaboração de longo prazo entre design e engenharia, estabelecemos uma parceria com a Arup para criar um ambiente de trabalho que convida as pessoas de volta, as inspira a refletir sobre seus conhecimentos e, por meio de maior conectividade, promove o compartilhamento aberto de ideias. O local de trabalho resultante criou um novo paradigma em flexibilidade, sustentabilidade e bem-estar.
Prêmio de Design Público | 2019
Projeto premiado: Waltzing Matilda Centre
Arquitetura: Cox Arquitetura
Citação do júri: O projeto tem uma narrativa clara que influenciou a paleta de cores e a materialidade do design, com a articulação de fortes espaços interiores como resultado. Isso é especialmente impressionante por causa dos muitos requisitos programáticos do Waltzing Matilda Centre, desde o espaço da exposição, da sala de leitura e da galeria até o ponto de venda, centro de informações turísticas e café. O júri concordou que a estratificação de experiências nos diferentes espaços é o que facilita a narrativa do projeto, capturando o espírito da música homônima do centro através de uma variedade de volumes e formas que evocam a paisagem australiana. Paredes com textura pesada, luminárias de latão feitas sob medida e piso polido conferem ao interior uma aparência altamente trabalhada e oferecem aos visitantes muitos interlúdios memoráveis e vinhetas de beleza artesanal. Tudo, desde o planejamento até o mais ínfimo dos detalhes, foi cuidadosamente considerado e este projeto é um verdadeiro exemplo de um edifício público que abrange totalmente a narrativa que ele tem para contar.
Descrição do Projeto: Erguendo-se como uma fênix das cinzas do original Waltzing Matilda Center, o design é uma celebração exuberante da famosa balada. Usando metáforas de uma paisagem antiga, as formas marcantes e a materialidade tátil trabalhada atraem os visitantes para seus interiores frios, parecidos com desfiladeiros, uma sequência imersiva de espaços fluidos e imponentes.
Prêmio de Design de Hotéis | 2019
Projeto premiado: United Places Botanic Gardens South Yarra
Arquitetura: Carr Arquitetura e Interiores
Citação do júri: O júri elogiou a bela sequência espacial deste projeto, sua paleta de materiais texturais e detalhes requintados. Parece o resultado de uma grande discussão e debate entre os designers e o cliente e demonstra disposição para ir além do que seria normalmente esperado ou aceito no design do hotel, tornando-se uma oferta incrivelmente empolgante. Os hóspedes são atraídos pelos corredores através do uso de iluminação ambiente e este senso de viagem continua em cada um dos quartos executados sem falhas. É aqui que o júri ficou mais impressionado com o planejamento dos designers, que posiciona o chuveiro como elemento central, criando um caminho de circulação em torno dele e fazendo com que cada espaço pareça maior do que realmente é. A iluminação mínima produz uma sensação de calor e o clima que isso evoca é altamente atraente. É importante ressaltar que o projeto também se mescla ao seu contexto e a expressão de grade do interior é levada para a arquitetura, com amplos painéis de luz e visores emoldurados.
Descrição do Projeto: Há regras de longa data, não ditas, para o design de hotéis de luxo. Acima de tudo, um volume significativo deve ser dedicado a um fascínio público. Na United Places, uma redução radical do espaço compartilhado conquista interiores requintados e privacidade. United Places é um lugar para não ser visto.