O design pouco convencional apresentado pela OODA para o Centro de Educação e Prevenção de Desastres de Istambul é uma das propostas para o Concurso Internacional ThyssenKrupp. Em uma era de aumento de preocupações ambientais, desenvolver a consciência pública sobre as catástrofes naturais, neste caso terremotos, é de importância crucial. O projeto aumenta a experiência destas situações e age como um conto de advertência pela simulação de cenários reais, prevendo espaços e criando ambientes eventuais. O Centro, totalmente equipado por tecnologia de ponta, permite que seus visitantes experimentem furacões, tsunamis, terremotos, combate a incêndios e fumaça criados.
O interior deste enorme edifício em forma de cruz é uma montanha russa multi-nível de programas que se sobrepõem, conectado através de um ponto central, que recebe e orienta o público em sua interação com o prédio. Seis áreas programáticas distintas – a entrada, planetário, treinamento, simulação, biblioteca e administração precisam de conectividade específica ao longo de ambos os eixos, por isso a forma do edifício, na verdade, segue as exigências dos seus componentes principais do programa.
O projeto paisagístico usa padrões locais turcos e ornamentos como proposta. O revestimento de filigrana do edifício é manipulado para filtrar luz e ventilação naturais, de acordo com os requisitos específicos do programa – as lacunas nos painéis tornam-se mais densas, dependendo da quantidade necessária de iluminação natural.
Projetado tanto para moradores locais quanto para turistas, este edifício icónico atua como um novo marco para a cidade. Conceitualmente, o edifício é uma celebração da integração bem sucedida dos princípios da cidade jovem e alegre dentro do velho tecido urbano.
Fonte: http://www.ooda.eu/