O RIBA House of the Year é uma premiação que homenageia os melhores projetos arquitetônicos residenciais britânicos. O prêmio é patrocinado pela seguradora Hiscox Home Insurance e em 2015 substituiu o RIBA Manser Medal, criado em 2001. Recentemente eles divulgaram a lista com os melhores projetos arquitetônicos residenciais do Reino Unido – no total são 20 casas competindo pelo RIBA House of the Year, incluindo uma casa na floresta, uma outra coberta por espelhos e uma com cobertura verde em formato de pirâmide.
O interessante é que o RIBA House of the Year é a base para uma série de tevê chamada Grand Designs, e os finalistas e o vencedor do prêmio são anunciados em quatro episódios do programa.
Conheça alguns dos projetos arquitetônicos residenciais que estão concorrendo ao RIBA House of the Year 2016
- Ansty Plum
Projeto de arquitetura de Coppin Dockray
Local: Wiltshire, Inglaterra, Reino Unido
A casa, construída em 1962 pelo arquiteto David Levitt e posteriormente ampliada no início da década de 70 pelos arquitetos da Smithsons, fica na pequena vila de Wiltshire. A extensa reforma feita pelos arquitetos da Oppin Dockray trouxe a vida moderna para a residência, sem prejudicar seu espírito original. O que foi tirado, e o que não foi adicionado, é tão importante como o que foi resgatado ou conservado. A intervenção envolveu melhorar a estabilidade da construção, acrescentar isolamento extra e envidraçamento duplo, instalar pela primeira vez aquecedor central, e renovar o acabamento da superfície. Segundo os arquitetos, essas mudanças levaram a uma redução de 80% no consumo de energia, deixando a casa para ser usada confortavelmente tanto no inverno quanto no verão.
- Contemporary lean-to
Projeto de arquitetura de Doma Architects
Local: Harrogate, Yorkshire, Inglaterra
Esse projeto arquitetônico possibilitou uma conexão direta entre o térreo, o subsolo e o jardim de uma grande propriedade Vitoriana geminada. Anteriormente, o único acesso possível para o jardim era por degraus íngremes de pedra a partir da cozinha, o que era perigoso para a família, e os quartos do subsolo eram subaproveitados pela falta de claridade. O projeto de arquitetura liberou o potencial da casa como um todo.
- Contour House
Projeto de arquitetura de Sanei Hopkins Architects Ltd
Local: Derbyshire, Inglaterra
O júri da premiação ficou impressionado com o esforço, tanto dos arquitetos como do cliente, em encontrar materiais locais e empregar princípios sustentáveis no núcleo do projeto arquitetônico. A casa foi projetada para ir de encontro com as necessidades atuais e futuras da família, utilizando sempre que possível matéria-prima local e renovável e gerando energia usando o solo como primeira fonte de aquecimento e assim diminuir o consumo de luz.
- Covert House
Projeto de arquitetura de DSDHA
Local: Londres, Inglaterra
Os arquitetos Deborah Saunt e David Hills, fundadores da DSDHA, levaram muito tempo para projetar sua própria casa, mas a espera valeu a pena. A residência foi projetada para ficar camuflada no meio da paisagem. A dupla decidiu colocar a casa de 135 metros quadrados abaixo do nível do solo, como se ela estivesse afundada – isso ajudou a reduzir sua altura e ainda deu privacidade ao casal. Assim, o projeto arquitetônico ficou com um andar acima do solo e outro abaixo. Para assegurar que o piso inferior tivesse luz suficiente, foi criada uma espécie de claraboia ao longo da borda desse andar. Isso levou luz natural aos três dormitórios do subsolo. Os arquitetos pensaram em cada detalhe e material: a fachada espelhada, por exemplo, permite que a casa se misture perfeitamente ao contexto em que está inserida.
- Edge Hill
Projeto de arquitetura de Sutherland Hussey Harris
Local: Newcastle upon Tyne, Inglaterra
Com uma base de concreto retilíneo, uma tela de madeira ripada envolve a casa, unificando a forma como um volume único. Chamou a atenção do júri a visão e determinação do cliente, que cuidou meticulosamente de cada detalhe. O projeto arquitetônico dessa casa combina as habilidades, inclusive manuais, do arquiteto, com a atenção extraordinária do cliente e o trabalho notável do empreiteiro. No térreo, um corredor generoso proporciona lindas vistas para além do jardim. No andar superior, quartos, banheiros, terraços e um escritório se combinam. Os espaços foram cuidadosamente arranjados para permitir que o volume externo fosse visível. O resultado é uma casa organizada, espaçosa e serena.
- Garden House
Projeto de arquitetura de Hayhurst and Co.
Local: Hackney, Londres, Inglaterra
Um jardim de inverno inunda a entrada da casa com luz natural. Claraboias estrategicamente posicionadas levam luminosidade também a um conjunto de espaços conectados. Isso dá ao térreo uma qualidade etérea de luz. O júri foi cativado pelos detalhes requintados da arquitetura da casa. Os arquitetos habilidosamente criaram uma experiência rica em um espaço muito pequeno. Os proprietários ganharam um espaço particular tranquilo para morar e trabalhar, o que é uma grande conquista, dada a atmosfera fechada da região.
- House of Trace
Projeto de arquitetura de Tsuruta Architects
Local: Lewisham, Londres, Inglaterra
Segundo os arquitetos, o objetivo desse projeto arquitetônico era revelar memórias do lugar e da construção: “nossa intenção foi manter o senso de memória, e ao mesmo tempo permitir que a nova intervenção tivesse sua própria identidade. A medida que a estrutura original da construção era revelada, nós descobrimos a história da casa”. Os arquitetos mantiveram parte da parede externa da antiga extensão e construíram a nova estrutura de dois andares em torno dela. Uma alvenaria contrastante foi usada para distinguir as partes velhas das novas. Idade, pátina e mesmo falhas estruturais foram amavelmente preservadas e habilmente combinadas.
- Le Petit Fort
Projeto de arquitetura de Hudson Architects
Local: Jersey, Channel Islands, Inglaterra
Os arquitetos descrevem essa casa como uma “notável nova casa de família”. Situada dentro de paredes conservadas de uma construção antiga, Le Petit Fort oferece uma resposta criativa à sua localização e contexto histórico através de uma arquitetura contemporânea cuidadosamente pensada, uma paleta rica de materiais e artesanato fino. É um projeto arquitetônico bem inteligente. Concebido como um par de asas de cômodos em volta de uma escada helicoidal, a casa está contida por paredes de granito (parte original, parte novo).
Para conhecer todos os projetos arquitetônicos residenciais que estão disputando o RIBA House of the Year 2016, clique aqui.