Salmon Eye: A visão além da superfície
Hardangerfjord da Noruega em breve receberá um centro de exposições flutuante exclusivo dedicado ao futuro da aquicultura. Intitulado ‘Olho de Salmão’ , o projeto combinará uma plataforma de desembarque flutuante e uma estrutura elíptica principal não convencional que só será acessível por água. A Marketex Marine projetou o edifício com uma forma que lembra um olho de peixe , enquanto seu exterior deve ser revestido com 9.500 escamas de aço inoxidável que imitarão a aparência e a cor da pele de salmão. Para a área de exposição interativa de 650 m² do interior, a empresa dinamarquesa Kvorning Design & Communication está desenvolvendo um conceito de experiência de marca de classe mundial focado em chamar a atenção global para a aquicultura.
++ Curso Obras e Reformas – Presencial. Últimos dias para inscrição >>
Uma construção flutuante acessível somente pela água.
O olho de salmão estará localizado no espetacular Hardangerfjord – o quinto maior fiorde do mundo – visitado por milhares de turistas todos os anos. Esta nova atração turística está sendo desenvolvida para aprendizado e discussão sobre as possibilidades de uma forma sustentável de piscicultura. O centro de exposições, atualmente em construção, terá 26 m de largura e 26 m de comprimento e 15 m de altura, sendo acessível apenas por água.
“A implementação de tal projeto requer o mais alto nível de comprometimento de cada um dos participantes envolvidos, pois nada remotamente semelhante construímos anteriormente”, diz Fjodor Kvitš, membro do conselho da Marketex Marine . “Toda a construção é uma combinação de uma plataforma flutuante e uma estrutura superior elíptica não convencional em forma de olho de peixe. Do lado de fora, a estrutura deve ser coberta com 9 500 escamas de aço inoxidável que imitarão a aparência e a cor de uma pele de salmão com seu reflexo único. As obras estão em andamento, dentro do prazo e a estrutura metálica já foi enviada para pintura”
A Kvorning Design & Communication está desenvolvendo a experiência de marca do projeto para os 650 m² de área de exposição interativa. O conceito se concentra em destacar fatos com uma perspectiva global sobre desafios, soluções e inovações locais, especialmente questões ambientais e sustentáveis da aquicultura global, incluindo impactos para cepas de salmão selvagem. As experiências se desenrolam ao longo dos caminhos de rampas e escadas, enquanto os visitantes podem interagir com projeções nas paredes e em grandes mostras interativas em vários pontos ao longo do percurso. O elevador oferece uma oportunidade alternativa para se mover entre os níveis e para o terraço.
Seu exterior é revestido em 9.500 placas de aço inoxidável
O centro de exposições é acessível apenas por água
Informações do projeto:
Nome: Olho de salmão – Eide Fjordbruk
Projeto e construção: Marketex Marine
Conceito de experiência de marca off shore: Kvorning Design & Communication
Cliente: Eide Fjordbruk
Localização: Eikelandsosen, Noruega
Fonte: Designboom
Tradução e adaptação: Instituto Bramante