Selecionada a partir de onze propostas apresentadas por nove empresas aclamadas em todo o mundo, o arquiteto espanhol Santiago Calatrava venceu com o seu projeto o pavilhão que representará os Emirados Árabes Unidos na Expo 2020, em Dubai. Sob o tema de “mentes de ligação, criando o futuro”, o design é inspirado em um falcão e será situado de frente para a al wasl plaza, que é o coração da zona de exposições de 200 hectares.
O edifício escultural é uma referência a um falcão em voo.
Este será o segundo projeto na Expo de Calatrava, além da torre de observação no porto da enseada da cidade. A previsão é que o pavilhão meça até 15.000 metros quadrados e conte com inúmeras áreas de exposições, um auditório, lojas de alimentação e salas VIP. Além disso, ele vai utilizar e abraçar os princípios de construção sustentável.
O concurso contou com nove dos mais renomados escritórios de arquitetura do mundo através da apresentação de onze propostas.
“Estou profundamente honrado que nossa prática tenha sido escolhida para o projeto do pavilhão nacional para dubai Expo 2020, um projeto de importância nacional e global.” Comentou o arquiteto Santiago Calatrava . ” Estou confiante de que o projeto final será um símbolo corajoso e de espírito desbravador dos Emirados Árabes Unidos, que se reflete no que está preparada para ser a exposição mais abrangente e global da história.”
Espera-se que o pavilhão chegue a uma área de 15.000 m2
O projeto tem como referência um falcão em voo e reflete o passado e o espírito futuro dos Emirados Árabes Unidos.
A UAE Pavilion, pavilhão dos Emirados Árabes Unidos, será localizada no coração do local em uma área de dois quilômetros quadrados, que teve seu materplan desenvolvido pela empresa de arquitetura HOK, cuja visitação estimada ultrapasse 25 milhões de pessoas.
Cerca de 180 nações são esperadas para participar do evento. Calatrava se junta a uma série de arquitetos renomados que participarão da Expo 2020 com projetos. Foster + Partners, BIG e Grimshaw já estão na lista.
Veja outros projetos de Santiago Calatrava publicados aqui. Ao abrir o link, role a barra até o final.