Senna Tower: O maior residencial do mundo em Camboriú e os desafios da engenharia

Anunciado recentemente como o edifício residencial mais alto do mundo, o Senna Tower, da FG Empreendimentos, consolidará Balneário Camboriú, em Santa Catarina, como uma das referências mundiais em construções de alta complexidade.

“O Senna Tower é muito mais que um marco arquitetônico, é um símbolo de inovação, tecnologia e excelência. Estamos trazendo ao Brasil os melhores profissionais do mundo e as soluções mais avançadas para entregar um empreendimento que reflete o legado de Ayrton Senna: precisão, velocidade e determinação. Este projeto elevará o patamar da construção civil no país e será uma referência global”, destaca Jean Graciola, presidente da FG Empreendimentos.

senna-tower-artigo-instituto-bramante

O edifício terá 500m de altura e é assinado pela artista plástica e antropóloga Lalalli Senna, sobrinha de Ayrton Senna. O projeto “é inspirado na trajetória de superação de Ayrton Senna, simbolizando a ‘Jornada do Herói’, a superação dos limites e a busca pelo ideal”, segundo a construtora.

++ Gerencie projetos de diferentes escalas. Veja a nossa próxima turma de Ms Project >>

A megaconstrução terá 228 unidades, sendo:

  • 204 apartamentos de até 400 m²
  • 18 “mansões suspensas” que podem chegar a 563 m²
  • 4 coberturas duplex de 600 m²
  • 2 mega coberturas triplex de 903 m²
  • 8 elevadores de ultravelocidade
  • 6 pavimentos de lazer privados
  • O investimento total na construção é de aproximadamente R$ 3 bilhões

senna-tower-artigo-instituto-bramante-3

Desafio da engenharia

Os desafios para a construção de uma obra deste porte são muitos, contudo o empreendimento conta um time de projetistas do mais alto patamar da engenharia mundial, com mais de 30 escritórios de projetos envolvidos. Um exemplo é Fatih Yalniz, da WSP de Nova Iorque, que será o responsável pela solução estrutural do arranha-céu. Ele já liderou as soluções de edifícios reconhecidos mundialmente, como a Steinway Tower, o residencial mais fino do mundo e com mais de 400m de altura.

Dentro das respostas de engenharia que serão adotadas, o edifício implementará o Tuned Mass Damper (TMD), uma das mais avançadas soluções de estabilização para mitigar os efeitos dos ventos. O TMD é um sistema de contrapeso controlado que reduz as oscilações do prédio causadas pelas correntes de ar.

++ Veja aqui a próxima turma de Revit Architecture, com Certificação Autodesk >>

O Senna Tower também será o primeiro supertall residencial do planeta a receber o selo LEED Platinum, que é o maior nível de classificação de construções sustentáveis do mundo.

senna-tower-artigo-instituto-bramante-2

A engenheira Stéphane Domeneghini, diretora-executiva da FG Talls, empresa do Grupo FG, é a responsável técnica pelo projeto arquitetônico e pela gestão de projetos. Stéphane também representa o Brasil em organizações internacionais como o CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat). “O Senna Tower é um projeto que representa a convergência de excelência em engenharia e arquitetura, com o compromisso de entregar um empreendimento que marcará a história da construção civil no Brasil e no mundo. Liderar o desenvolvimento arquitetônico e de todas as soluções técnicas desse ícone é uma honra e mérito da carreira que trilhei pautada no desenvolvimento intelectual. Eu vivo imersa nesse projeto desde os primeiros estudos no terreno, os primeiros traços e soluções foram idealizados há mais de 7 anos. Essa evolução do projeto que tecnicamente desenvolvi e que se transformou em uma obra simbólica para humanidade através do conceito criativo da Lalalli Senna (sobrinha de Ayrton) é algo único, inspirador”, celebra Domeneghini.

senna-tower-artigo-instituto-bramante-5

Em julho, a prefeitura da cidade informou que havia aprovado o projeto, que também recebeu o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), a Licença de Implantação Ambiental (LAI). Com isso a obra está autorizada a começar.

Fontes: https://www.senna.com/, Exame e G1