O ganhador do Prêmio Pritzker 2014, Shigueru Ban, será o arquiteto responsável pelo projeto e construção de um museu de belas artes e cultura em Taiwan. Shigueru Ban acabou de vencer a concorrência para projetar o Tainan Museum of Fine Arts (TMFA). Assim como os demais trabalhos do arquiteto japonês, o projeto arquitetônico do museu será pautado na sustentabilidade, com características como o aproveitamento da água da chuva e da ventilação natural. Quando a construção estiver concluída, o TMFS pretende ser a peça central entre as instituições culturais taiwanesas.
No projeto de arquitetura de Shigueru Ban, o TMFS tem o formato de um pentágono – uma sutil representação da flor símbolo de Taiwan, a Phoenix Blossom. Abaixo da grande cobertura pentagonal, o museu abrigará uma série de volumes retangulares, que ficarão tanto internos quanto externos, sendo que muitos dos terraços serão camuflados com vegetação para funcionarem como uma extensão do parque adjacente.
Os terraços verdes também terão a função de proporcionar sombra, além de servirem de áreas comuns a serem usufruídas pelos visitantes. Esses espaços retangulares terão portas de vidro deslizantes que podem ficar abertas, expondo totalmente a galeria para o ambiente externo.
O projeto arquitetônico de 36 milhões de libras cobrirá uma área de 26,400m². A arquitetura compreenderá galerias de exposições, instalações para arquivos, áreas dedicadas à educação, compras e restaurantes, assim como um projeto de paisagismo que inclui um parque ao ar livre, uma fonte de água e um playground para as crianças.
Para filtrar a iluminação natural e criar um ambiente fresco, o projeto de arquitetura previu várias aberturas no telhado orientadas para leste, sul e oeste. A água da chuva será armazenada pelo telhado e reciclada para uso nas descargas dos banheiros e para irrigação das plantas, reforçando a marca da sustentabilidade dos projetos arquitetônicos do arquiteto japonês.
Após ser homenageado com o Prêmio Pritzker 2014, o arquiteto japonês declarou: “gosto de manter as coisas como estão, dedicando bastante tempo em cada projeto, desenhando eu mesmo e indo no local para ouvir as pessoas que moram lá”.
Para Shigueru Ban o que importa é a qualidade, e não a quantidade. Com relação ao TMFA, Shigueru Ban declarou em seu site que havia vencido a competição internacional organizada pelo governo local de Taiwan, que busca promover o desenvolvimento da indústria de belas artes e cultura da cidade.
Projeto de arquitetura de Shigeru Ban Architects
Local: Taiwan
Imagens de Shigeru Ban Architects