Trimble lança versão 2021 do SketchUp com ótimas novidades
A fabricante Trimble trouxe novidades quentes nesta nova versão do SketchUp. E não é só a logo que mudou de forma e passou para a cor azul, mas mudanças significativas que ajudam o projetista com mais eficiência e recursos que permitem uma maior qualidade no resultado de suas ações. Vamos lá?
A Trimble sabe que profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção estão sempre buscando uma realidade onde cada adição ao ambiente construído trabalhe em harmonia com o ambiente natural. Essa sinergia requer uma compreensão abrangente do contexto de um local antes mesmo dos planos serem traçados. É por isso que foi criado o PreDesign. A novíssima ferramenta de pesquisa climática que ajuda o projetista a entender melhor o ambiente local que cerca seu projeto antes de mergulhar nele.
“Embora o SketchUp seja uma maneira fantástica de desenvolver ideias em 3D, estamos continuamente explorando novos recursos e percebemos um enorme valor em tornar mais fácil para nossos usuários incluir a pesquisa de design em seus fluxos de trabalho de pré-design ”, disse Andrew Corney, diretor de produto da Trimble. “Com o PreDesign, estamos fornecendo aos designers os insights de que precisam para uma abordagem verdadeiramente holística para criar estratégias adequadas e comunicar valor aos seus clientes”.
++ Conheça os segredos e domine o SketchUp com nosso fantástico CURSO >>
Puxando dados meteorológicos específicos do local, o PreDesign conecta os pontos entre o clima e o tipo de construção, sugerindo respostas arquitetônicas apropriadas. Os diagramas intuitivos do caminho do sol na versão mais recente do SketchUp mostram as áreas do seu projeto que precisam ser protegidas do superaquecimento.
E não apenas sinaliza os problemas; O PreDesign sugere estratégias eficazes de envidraçamento, sombreamento e iluminação superior para cada face do edifício.
“O PreDesign fornece informações úteis de que precisamos para posicionar nossos projetos para melhores resultados de design desde o início ”, disse Adam Osterhoff, arquiteto principal do Heartwood Studio. “Seus resultados visuais atraentes e pontos de discussão inteligentes também nos ajudam a comunicar claramente o valor de nossas propostas aos clientes.”
O PreDesign surge como parte da maior atualização do SketchUp, para inspirar e aprimorar sua narrativa de design com observações climáticas significativas. Comece cada projeto na direção e orientação certas.
Ao fazer as coisas certas no início, você evitará o desperdício de seu precioso tempo e evitará retrabalho dispendioso. A previsão é de sol com o PreDesign, veja por si mesmo 😉
Depois de definir os detalhes do seu terreno e projetar um modelo com arquitetura precisa, a próxima etapa é trazer dados reais do local para seu modelo com o Adicionar local. Trazendo imagens aéreas de alta resolução para o posicionamento preciso do seu projeto, agora você pode fornecer dados contextuais da área, levando seu produto final para o próximo nível graças a essas atualizações do SketchUp 2021. Trabalhar com Adicionar local garante que você esteja projetando com as informações mais precisas possíveis, preparando-o para o sucesso do projeto.
Melhore seu gerenciamento de tags no SketchUp
Assim como você não estocaria em sua prateleira temperos sem rotular todos os frascos, você não quer começar seu design sem uma estrutura de modelo clara e organizada. As últimas melhorias nas tags ajudam você a fazer exatamente isso.
O SketchUp sabe que o gerenciamento de longas listas de tags e cenas pode ser complicado, principalmente com modelos complexos que você está configurando para documentação 2D no LayOut. Para aliviar essa carga de trabalho, na versão mais recente do SketchUp, as pastas de tags (no SketchUp e no LayOut) permitem que você organize suas tags para acesso mais rápido e controle a visibilidade em massa no SketchUp 2021 e nas atualizações do LayOut. Quer você use tags para configurar modelos para cenários de design, documentação, relatórios ou visualização, o SketchUp acredita que você achará muito mais fácil localizar e trabalhar com tags quando começar a agrupá-los em pastas. Além do mais, você pode controlar a visibilidade de todas as tags em uma pasta de uma vez, e também pode selecionar várias tags ou pastas de uma vez para ativar e desativar grandes pedaços de seu modelo.
E outra novidade: A filtragem de tags finalmente é possível no SketchUp! Agora você pode rapidamente se concentrar em uma tag específica enquanto gerencia a visibilidade da cena ou o estilo da linha com as atualizações mais recentes na versão 2021 do SketchUp. E se suas tags são organizadas com uma convenção de nomenclatura, você pode filtrar rapidamente seus prefixos para selecionar tags semelhantes e armazená-los em uma pasta.
No início do ano, o SketchUp introduziu uma série de recursos que se concentram ainda mais em aumentar o controle sobre a visibilidade de suas cenas. Com o painel Cenas, foi habilitada a capacidade de selecionar e salvar objetos ocultos em uma base cena a cena. Graças a esta atualização, você pode salvar o estado de (in)visibilidade de objetos ocultos e planos de seção, proporcionando maior controle sobre a visibilidade do seu modelo por cena. Para completar, tornamos os objetos ocultos editáveis nas atualizações da versão 2021 do SketchUp, para que você possa fazer edições precisas com facilidade.
Para garantir que o fluxo de trabalho esteja operando com desempenho máximo, a Trimble também trouxe alguns recursos úteis para jogar na versão mais recente do programa com alternadores de inferência linear para a ferramenta Linha . A capacidade de ativar e desativar a inferência linear facilita um melhor controle sobre o desenho de linha para que você possa desenhar bordas sem ser ajustada a uma inferência. Também foi introduzido um comando nativo ‘Weld Edges‘ para permitir que você junte arcos e arcos em uma única polilinha sem instalar uma extensão.
Em última análise, o SketchUp quer que você navegue em seu fluxo de trabalho, com o máximo de controle e agilidade.
Apresentando Live Components no SketchUp
Você sonha em construir modelos que sejam robustos e flexíveis o suficiente para reagir às mudanças do projeto? Pois a Trimble fez isso! Não há dúvida de que um modelo de sucesso é aquele que pode facilmente acomodar iterações e permitir mudanças ágeis. Na versão 2021, o Sketchup apresenta objetos paramétricos que fazem exatamente isso; são os chamamos Live Components.
Programados com lógica de modelagem que controla sua geometria, os Live Components são objetos configuráveis que se redesenham em tempo real. O que isso realmente significa? O uso de Live Components com a atualização 2021 do SketchUp permite maior escalabilidade do projeto e beneficia uma ampla gama de casos de uso, incluindo configuração arquitetônica, design de interiores, modelagem as-built, planejamento de espaço e iterações rápidas de conceito ou estética.
Os Live Components podem ser encontrados no 3D Warehouse e agora estão disponíveis para download e configuração diretamente no SketchUp com a versão mais recente do programa. Para obter etapas detalhadas sobre como encontrar Live Components no 3D Warehouse de dentro do aplicativo SketchUp, clique aqui.
Depois de selecionar um Live Component, você pode inseri-lo diretamente em seu modelo, onde pode controlar os parâmetros do componente na caixa de diálogo ‘Configure Live Component’. Conforme você ajusta os parâmetros, o Live Component será redesenhado para se ajustar às suas necessidades.
Deixe que os novos Live Components do SketchUp façam o trabalho pesado para você: personalize dimensões e tamanhos para uso repetido de objetos; adicione rapidamente um contexto rico e faça ajustes em tempo real para produzir designs mais detalhados em menos tempo; ou iterar rapidamente grandes conjuntos de componentes de uma vez, conforme os requisitos do projeto mudam.
Fonte: SketchUp Blog, da Trimble
Tradução e adaptação: Instituto Bramante